SóProvas


ID
5141002
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Águas da Prata - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O orçamento é um importante instrumento de planejamento de qualquer entidade, seja pública ou privada, e representa o fluxo previsto de ingressos e de aplicações de recursos em determinado período. Quanto à categoria econômica da receita, assinale a alternativa cujo conteúdo refere-se corretamente à receita de capital:

Alternativas
Comentários
  • ✅Letra B.

    A) As receitas de capital NÃO provocam aumento de capital.

    B) É o que consta no art. 11, §2° da Lei 4.320/64.

    C) Aqui são RECEITAS CORRENTES.

    D) Pelo contrário, são receitas PROVENIENTES da realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas; da conversão, em espécie, de bens e direitos. Art. 11, § 2° da Lei 4.320/64.

    Erros? Só avisar. DESEJO GARRA E TENTEM SEMPRE QUE PUDER, MESMO SEM FORÇAS CONTINUAR!!! Aos que me acompanham é isso que desejo: a aprovação, a paixão sendo despertada e aumentada cada vez mais pelo que tanto deseja!!

  • RESPOSTA LETRA: B

    RECEITAS CORRENTES: constituída pelas receitas tributária, de contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços e outras e, ainda, as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a atender despesas classificáveis em Despesas Correntes. 

  • Gab. B

    Vamos analisar os itens...

    A- Em geral tem efeito positivo sobre o Patrimônio Líquido.

    • Receitas de Capital: aumentam as disponibilidades financeiras do Estado. Porém, de forma diversa das Receitas Correntes, as Receitas de Capital não provocam efeito sobre o Patrimônio Líquido. (MTO)

    B- Receitas de recursos recebidos de outras pessoas de direito público ou privado e destinados a atender despesas classificáveis em Despesas de Capital. (gabarito)

    C- Receitas provenientes de tributos; de contribuições e da exploração do patrimônio estatal (Patrimonial).

    • Aqui temos receitas corretes e não de capital como solicitado pela questão.

    D- Receitas não provenientes da realização de recursos financeiros oriundos da constituição de dívidas e da conversão, em espécie, de bens e direitos.