SóProvas


ID
5141947
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CIAS-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere os quatro textos a seguir para responder à próxima questão.

Texto 1:

(Fragmento do Prefácio Interessantíssimo - Mário de Andrade)

Quando sinto a impulsão lírica escrevo sem pensar tudo que meu inconsciente me grita. Penso depois: não só para corrigir, como para justificar o que escrevi. Daí a razão deste Prefácio Interessantíssimo.
Um pouco de teoria?

Acredito que o lirismo, nascido no subconsciente, acrisolado num pensamento claro ou confuso, cria frases que são versos inteiros, sem prejuízo de medir tantas sílabas, com acentuação determinada. Pronomes? Escrevo brasileiro. Si uso ortografia portuguesa é porque, não alterando o resultado, dá-me uma ortografia.
Escrever arte moderna não significa jamais para mim representar a vida atual no que tem de exterior: automóveis, cinema, asfalto. Si estas palavras frequentam-me o livro é porque pense com elas escrever moderna, mas porque sendo meu livro moderno, elas têm nele sua razão de ser.

Texto 2:

Erro de português. (Oswald de Andrade)

Quando o português chegou
Debaixo de uma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena!
Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português. 

Texto 3:

O capoeira. (Oswald de Andrade)

— Qué apanhá sordado?
— O quê?
— Qué apanhá?
Pernas e cabeças na calçada.

Texto 4:

São José Rel Rei - (Oswald de Andrade)
Bananeiras
O Sol
O cansaço da ilusão
Igrejas
O ouro na serra de pedra
A decadência. 

Quanto aos quatro textos, coloque verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa correta:

( ) No texto 1, expressa que a poesia deve nascer diretamente do inconsciente, sem censura.

( ) No texto 2, são propostas para a implantação da arte moderna no Brasil, a revisão crítica do passado histórico brasileiro, ironia, humor, verso livre.

( ) No texto 3, há valorização da língua brasileira, verso livre, busca de síntese.

( ) No texto 4, há valorização de elementos da paisagem nacional, poesia nominal, verso livre, busca de síntese.

Alternativas