SóProvas


ID
5146708
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Cachoeira dos Índios - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O abdome agudo não traumático é uma situação frequente nos serviços de emergência que requer rápida abordagem e precisão nas condutas para otimizar a ação em diferentes tratamentos. Pode ter características benignas, como casos de dispepsia, bem como implicar em situações de intensa gravidade e por vezes fatais, como nas situações de isquemia mesentérica.

Assinale a alternativa que contém afirmação CORRETA quanto ao abdome agudo não traumático.

Alternativas
Comentários
  • Abdôme agudo, é uma abreviação para dor abdominal aguda, e se refere a qualquer dor súbita e intensa no abdome que leva a vítima a procurar socorro médico. Se não tratado, costuma evoluir para deterioração clínica do doente. Em muitos casos é uma condição de urgência que requer diagnóstico rápido e específico. O tratamento geralmente envolve procedimentos

  • Para restringir as suspeitas diagnósticas, o abdômen agudo pode ser dividas em cinco tipos:

    Inflamatório ou infeccioso: Dor leve e imprecisa que piora com o tempo e se torna mais localizada, eventualmente até com abdômen em defesa e descompressão brusca positiva. Costuma vir associada à febre e sinais de infecção. Exemplo: a apendicite aguda.

    Obstrutivo: Obstrução do intestino, associado com dor em cólica e vômitos. Exemplo: Volvo do sigmoide.

    Perfurativo: Perfuração de víscera oca que leva à extravasamento de bile e suco digestivo na cavidade abdominal. Exemplo: úlcera perfurativa.

    Vascular: Dor abdominal de forte intensidade não compatível com o exame do paciente que pode ser normal. Exemplo: trombose de artéria mesentérica.

    Hemorrágico: Sangramento espontâneo na cavidade abdominal - portanto, traumas não entram nessa classificação e devem ser estudados no capítulo apropriado. A hemorragia digestiva alta também não é um abdome agudo, a não ser que ocorra perfuração de víscera. Exemplo: Rompimento de cisto ovariano.