A - Com seu surgimento no período que compreende o sistema político, econômico e social que predominou na Europa Ocidental entre o início da Idade Média até a afirmação dos Estados modernos, a questão social é indissociável do princípio de submissão de vassalo ao suserano.
B - A questão social expressa as desigualdades típicas das sociedades estamentais.
C - Infere‐se que, pelo debate acumulado no âmbito do Serviço Social, que a Questão Social e a desigualdade são elementos estruturantes da sociabilidade capitalista. Questão que se reformula e se redefine, mas permanece substantivamente a mesma por se tratar de uma questão estrutural, constitutiva das relações capitalistas.
D - Convivendo muito de perto, os/as assistentes sociais enfrentam uma nova questão social que se expressa nas relações sociais capitalistas, no atual contexto de crise do capital.
Questão Social no Capitalismo Financeirizado e Políticas Sociais
Infere‐se que, pelo debate acumulado no âmbito do Serviço Social que a Questão Social e a desigualdade são elementos estruturantes da sociabilidade capitalista. Questão que se reformula e se redefine, mas permanece substantivamente a mesma por se tratar de uma questão estrutural, constitutiva das relações capitalistas, de sua divisão da sociedade em classes e da disputa pela riqueza socialmente construída, cuja apropriação é profundamente desigual no capitalismo. Supõe a consciência dessa desigualdade e a resistência à opressão por parte da “classe que vive do trabalho” (cf. YAZBEK, 2001)
Fonte: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/download/35215/24769