SóProvas


ID
51499
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPE-ES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Em relação aos institutos de direito penal, julgue os itens a seguir.

É juridicamente irrelevante a apreensão do garfo empregado por agente para subtrair, mediante uso de violência, a carteira de um transeunte, para que, por meio de perícia, se comprove o potencial desse instrumento para causar lesão, segundo o STJ.

Alternativas
Comentários
  • HC 131387 / RJHABEAS CORPUS2009/0047513-9Relator(a)Ministro OG FERNANDES (1139)Relator(a) p/ AcórdãoMinistro CELSO LIMONGI (DESEMBARGADOR CONVOCADO DO TJ/SP) (8175)Órgão JulgadorT6 - SEXTA TURMAData do Julgamento21/05/2009Data da Publicação/FonteDJe 15/06/2009EmentaHABEAS CORPUS. ROUBO CIRCUNSTANCIADO. AFASTAMENTO DA MAJORANTE DOEMPREGO DE ARMA IMPRÓPRIA. POSSIBILIDADE. GARFO. PERÍCIA.NECESSIDADE. FIXAÇÃO DA MULTA. CONDIÇÃO FINANCEIRA DO RÉU.CIRCUNSTÂNCIAS JUDICIAIS TOTALMENTE FAVORÁVEIS. REGIME ABERTO.CONCESSÃO DA ORDEM.1. A apreensão da arma e sua perícia são necessárias para aaplicação da causa de aumento de pena, a classificar o roubo comocircunstanciado.2. O critério para a fixação da multa deve ter por parâmetro acondição financeira do réu.3. Se reconhecidas as circunstâncias judiciais favoráveis ao réu éincabível o regime prisional mais gravoso.3. Habeas corpus concedido.
  • Justificativa fornecida pelo CESPE para anular a questao -Há decisões divergentes no âmbito do Superior Tribunal de Justiça a respeito da necessidade ou não de apreensão de arma branca utilizada em crime contra o patrimônio para ser periciada.O item havia sido considerado, inicialmente, ERRADO pela organizadora.