-
Gab : E
Despesa, para a Contabilidade, é o gasto necessário para a obtenção de receita. As Despesas são gastos que não se identificam com o processo de transformação ou produção dos bens e produtos.
Exemplo de despesas: Descontos concedidos ( empresa que vende), esse desconto diminuí o patrimônio liquido da empresa.
as contas de despesas têm natureza: DEVEDORA
-
ALTERNATIVA E
Despesas são reduções nos ativos, ou aumentos nos passivos, que resultam em reduções no patrimônio líquido, exceto aqueles referentes a distribuições aos detentores de direitos sobre o patrimônio.
Decorre dessas definições de receitas e despesas que contribuições de detentores de direitos sobre o patrimônio não são receitas, e distribuições a detentores de direitos sobre o patrimônio não são despesas.
Receitas e despesas são os elementos das demonstrações contábeis que se referem ao desempenho financeiro da entidade.
Fonte: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=387266 - Normas Brasileiras de Contabilidade
abs
boa sorte!!
-
Gabarito letra E.
Redução no ativo OU aumento no Passivo E diminuição do Patrimônio Líquido = Despesa
Redução no passivo OU aumento no Ativo E aumento do Patrimônio Líquido = Receita
"exceto aqueles referentes a distribuições aos detentores de direitos sobre o patrimônio" = O que significa isso?!
Despesa e Receita são frutos das atividades OPERACIONAIS da empresa (se eu tenho uma empresa de venda de tênis, minha despesa e receita serão relacionadas às vendas de tênis)
Detentores de direitos sobre o patrimônio = Sócios e acionistas, ex.
Quando você distribui dividendos para os sócios da entidade, não é uma despesa pois não envolve as atividades operacionais da entidade mas sim por eles deterem direitos sobre o patrimônio (passivo não exigível).
Bons estudos.
-
Definição de Receita e Despesa - CPC 00
Receitas são aumentos nos ativos, ou reduções nos passivos, que resultam em aumentos no patrimônio líquido, exceto aqueles referentes a contribuições de detentores de direitos sobre o patrimônio.
Despesas são reduções nos ativos, ou aumentos nos passivos, que resultam em reduções no patrimônio líquido, exceto aqueles referentes a distribuições aos detentores de direitos sobre o patrimônio