SóProvas


ID
5150797
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Porto Feliz - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os Vilares

Havia, no colégio, três companheiros desagradáveis. Um deles era o Vilares. Menino forte, cara bexigosa, com um modo especial de carregar e de franzir as sobrancelhas autoritariamente. Parecia ter nascido para senhor do mundo. No recreio queria dirigir as brincadeiras e mandar em todos nós. Se a sua vontade não predominava, acabava brigando e desmanchava o brinquedo. Simplesmente insuportável. Ninguém, a não ser ele, sabia nada; sem ele talvez não existisse o mundo.
Vivia censurando os companheiros, metendo-se onde não era chamado, implicando com um e com outro, mandando sempre. (…) Não tinha um amigo. A meninada do curso primário movia-lhe a guerra surda. E, um dia, os mais taludos se revoltaram e deram-lhe uma sova. Foi um escândalo no colégio. O vigilante levou-os ao gabinete do diretor. O velho Lobato repreendeu-os fortemente. Mais tarde, porém, chamou o Vilares e o repreendeu também.
- Eu estava no gabinete e ouvi tudo.
- É necessário mudar esse feitio, menino. Você, entre os seus colegas, é uma espécie de galo de terreiro. Quer sempre impor a sua vontade, quer mandar em toda a gente. Isso é antipático. Isso é feio. Isso é mau. Caminha-se mais facilmente numa estrada lisa do que numa estrada cheia de pedras e buracos. Você, com essa maneira autoritária, está cavando buracos e amontoando pedras na estrada de sua vida. E, continuando:
- Você gosta de mandar. Mas é preciso lembrar-se de que ninguém gosta de ser mandado. Desde que o mundo é mundo, a humanidade luta para ser livre. O sentimento de liberdade nasce com o homem e do homem não sai nunca. É um sentimento tão natural, que os próprios irracionais o possuem. E louco será, meu filho, quem tiver a pretensão de modificar sentimentos dessa ordem. Ou você muda de feitio, ou você muito terá que sofrer na vida. (VIRIATO CORREA.)

No trecho ‘’ Caminha-se mais facilmente numa estrada lisa do que numa estrada cheia de pedras e buracos’’. Qual é a figura de linguagem presente?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    Caminha-se mais facilmente numa estrada lisa do que numa estrada cheia de pedras e buracos. Você, com essa maneira autoritária, está cavando buracos e amontoando pedras na estrada de sua vida.

    Metáfora:

    Trata do emprego da palavra fora do seu sentido básico, recebendo nova significação por uma comparação entre seres de universos distintos.

    Evanildo Bechara é uma fera da gramática.

    Evanildo Bechara – uma fera da gramática – é o melhor atualmente.

    fera do Bechara tem obras importantíssimas sobre a língua.

    Bechara?! Que fera!

    O Bechara vai “desmatando o amazonas de minha ignorância”.

    FONTE: A gramática para concursos públicos / Fernando Pestana. – 2. ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015.

  • metáfora: ex., ele tem uma vontade de ferro, para designar uma vontade forte, como o ferro).

    ele quis dizer que o caminho certo, tratar as pessoas com igualdade, respeito e bons modo; é mais facil de que o caminho errado que ele faz, tratar os demais com ignorância.

  • Complementando as respostas já dadas:

    • elipse é uma figura de linguagem que consiste na omissão de um termo que pode ser deduzido a partir do contexto do enunciado.Ex. "No mar, tanta tormenta e tanto dano" (em "Os Lusíadas" de Camões) - onde se omite o verbo "haver", ainda que seja óbvia a intenção do autor.
    • catacrese é uma figura de linguagem utilizada para se referir a algo que não tem um nome no idioma. Para isso, usa-se um termo já existente, mas em outro contexto, tomando seu sentido original emprestado para fazer a analogia. Ex.Céu da boca.

    Gab. C

  • Os caras colocaram uns exemplos de metáfora que Deus que me perdoe !!!
  • "Caminha-se mais facilmente numa estrada lisa do que numa estrada cheia de pedras e buracos"

    Isso é uma comparação...