SóProvas


ID
5151028
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Abandonar o cargo, caracterizando-se o abandono pela ausência injustificada do servidor público ao serviço, por mais de trinta dias consecutivos, é uma falta administrativa que não deve ser praticada pelo servidor público.
II. Nem o estatuto social nem a assembleia geral poderão privar o acionista do direito de participar do acervo da companhia, em caso de liquidação.
III. O servidor público estará impedindo um ato de improbidade administrativa quando aceitar emprego, comissão ou exercer atividade de consultoria ou assessoramento para pessoa física ou jurídica que tenha interesse suscetível de ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público, durante a atividade.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

  • I) Lei 8.112/90: Art. 138.  Configura abandono de cargo a ausência intencional do servidor ao serviço por mais de trinta dias consecutivos. CORRETA

    II) Lei 6.404/76: Art. 109. Nem o estatuto social nem a assembléia-geral poderão privar o acionista dos direitos de:

    II - participar do acervo da companhia, em caso de liquidação; CORRETA

    III) Lei 8.429/92: Art. 9° Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito:

    VIII - aceitar emprego, comissão ou exercer atividade de consultoria ou assessoramento para pessoa física ou jurídica que tenha interesse suscetível de ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público, durante a atividade; ERRADA

  • A presente questão trata de tema afeto aos servidores públicos, bem como sobre a Lei 6.404/76.


    Passemos a analisar cada uma das alternativas.


    I – CERTA Conforme literalidade do art. 138 da Lei 8.112/90:  “Configura abandono de cargo a ausência intencional do servidor ao serviço por mais de trinta dias consecutivos”.


    II – CERTAConforme literalidade do art. 109, II da Lei 6.404/76: “Nem o estatuto social nem a assembleia-geral poderão privar o acionista dos direitos de: (...) II - participar do acervo da companhia, em caso de liquidação;”


    III – ERRADAConforme art. 9° da Lei 8.429/92: “Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1° desta lei, e notadamente: (...) VIII - aceitar emprego, comissão ou exercer atividade de consultoria ou assessoramento para pessoa física ou jurídica que tenha interesse suscetível de ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público, durante a atividade;”

     




    Com estas considerações, estão corretas as afirmativas I e II, apenas.





    Gabarito da banca e do professor: letra D.