A revolução puritana aconteceu na Inglaterra no século XVII durante a Guerra Civil (1640-1648) onde o rei e o parlamento se enfrentaram. ... As atitudes do rei começaram a formar revoltosos que começaram seus protestos na Escócia quando o rei impôs o anglicanismo aos presbiterianos e aos puritanos.
Fonte: Google.
A principal consequência da revolução puritana foi o fim da forma soberana de se governar. O historiador Hilário Franco Junior em seu livro "Idade Média nascimento do ocidente" diz que a Inglaterra vai passar por revoluções no século XVII que quebram o poder soberano do rei que era sustentado justamente na ideia de que só ele tinha o direito divino e portanto todos os de baixo eram seus súditos.
Nesse sentido, o autor conclui que na Inglaterra vigorou o poder suserano e não soberano, pois a suserania era dependente não do poder soberano sustentado pelo direito divino, mas sim no poder vassálico entre as casas de nobres que sustentavam o monarca no poder, em outras palavras, o poder monarca inglês era limitado pelo apoio importante dos aristocratas.
Na França o cenário vai ser totalmente o contrário, o poder soberano sustentado pelo direito divino se manteve até a revolução francesa, nesse caso, o poder era ilimitado e não dependia necessariamente do apoio dos nobres, já que a Igreja era a "fiscalizadora" e não a aristocracia.
Gabarito C