COVID-19 foi o nome dado pela Organização Mundial da Saúde à doença causada por um novo tipo de coronavírus. Em relação a esse assunto, marque a afirmação INCORRETA.
A) Os coronavírus são uma extensa família de vírus que podem causar enfermidades tanto em animais como em humanos.
Os coronavírus são um grupo de vírus de RNA altamente diversificados, da família Coronaviridae, divididos em quatro gêneros: alfa, beta, gama e delta, que causam doenças leves a graves em seres humanos e animais.
Link: https://iris.paho.org/handle/10665.2/52523
-------------------------------
B) Vários tipos de coronavírus causam infecções respiratórias em humanos, que podem ir desde um resfriado comum até enfermidades mais graves.
Os coronavírus são uma grande família de vírus que podem causar doenças em animais ou humanos.
Em humanos, sabe-se que vários coronavírus causam infecções respiratórias que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).
Link: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/o-que-e/13466/1204/#:~:text=Em%20humanos%2C%20sabe%2Dse%20que,Respirat%C3%B3ria%20Aguda%20Grave%20(SARS).
-------------------------------
C) Antes de um novo coronavírus ter sido identificado pela primeira vez na China, em fins de 2019, a doença COVID-19 já era bem conhecida no mundo.
Em 11 de fevereiro de 2020, o International Committee on Taxonomy of Viruses (ICTV) [Comitê Internacional de Taxonomia Viral] anunciou que o vírus havia sido nomeado coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2) e, "no mesmo dia", a OMS nomeou a doença como doença do novo coronavírus, COVID-19. [Gabarito]
Link: https://iris.paho.org/handle/10665.2/52523
-------------------------------
D) Os sintomas mais comuns associados à doença COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca, mas alguns pacientes podem apresentar dor de garganta ou diarreia.
Os sinais e sintomas mais comuns são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem ter dores, falta de ar, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou diarreia. Os sintomas costumam começar de forma leve e podem ou não agravar. Algumas pessoas infectadas não chegam a apresentar sinais ou sintomas. A maior parte das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento especial. Uma em cada seis pessoas infectadas pela COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade em respirar. Com base nos dados atuais, 81% dos casos parecem ter doença leve, 14% parecem progredir para doença grave e 5% são críticos.
Link: http://www.dive.sc.gov.br/conteudos/agravos/publicacoes/Perguntas%20e%20respostas%20coronavirus.pdf
De acordo com o Ministério da Saúde, os coronavírus são uma grande família de vírus comuns em muitas espécies diferentes de animais, incluindo camelos, gado, gatos e morcegos.
Raramente, os coronavírus que infectam animais podem infectar pessoas,mas temos exemplos recentes desse tipo de transmissão, como o MERS-CoV e SARS-CoV.
A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves.
A COVID-19 (do inglês Coronavirus Disease 2019) é uma doença respiratória aguda causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2).
De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas da COVID-19 podem variar de um resfriado, a uma Síndrome Gripal-SG (presença de um quadro respiratório agudo, caracterizado por, pelo menos dois dos seguintes sintomas: sensação febril ou febre associada a dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza) até uma pneumonia severa.
Resposta: C