SóProvas


ID
5158921
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Bandeirante - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o trecho abaixo que trata das relações de trabalho na América espanhola durante a colonização:

“Na hacienda praticou-se, largamente, o sistema de endividamento de trabalhadores, a fim de retê-los na propriedade. O trabalhador recebia como salário um crédito na tienda de raya, onde retirava alimentos, roupas entre outros itens, além de um lote mínimo de subsistência.”

Tendo em vista os diferentes tipos de exploração do trabalho indígena, a descrição se refere especificamente a:

Alternativas
Comentários
  • Diferentemente da América Portuguesa que utilizou majoritariamente o braço escravizado de africanos, na América Espanhola foi utilizado o trabalho servil de nativos, a não ser em regiões onde as populações nativas foram dizimadas nos primeiros contatos com os espanhóis, ou por doenças ou por guerras. Nestas regiões - como nas ilhas do Caribe – houve intensa exploração da mão de obra africana escravizada. 
    Os espanhóis aproveitaram-se de estruturas de exploração de trabalho que já existiam no Império Asteca – América Central e México, e Império Inca ( na verdade Império Quechua Aimará) na América do Sul. Formas de trabalho como a mita foram adaptadas às necessidades e ambições do colonizador europeu. 
    O fato de haver, nas chamadas altas civilizações da Meso América e do oeste da América do Sul, concentrações urbanas e aldeias plenamente sedentárias, facilitou, e muito, a exploração espanhola do trabalho nativo. 
    Livros sobre História da América para a escola básica fornecem informações suficientes para o estudo do tema que, aliás, é clássico e não apresenta uma dificuldade maior. 

    Entre as opções dadas, uma nomeia a forma de trabalho descrita no trecho transcrito. 
    A) INCORRETA – A descrição não corresponde à encomienda. Ela consistia no direito de exploração de um grupo ou comunidade de indígenas por um colono em um dado território, a partir da concessão das autoridades espanholas, em nome da coroa,  enquanto o colono vivesse. Em troca, o colono deveria pagar um tributo à metrópole e promover a cristianização dos indígenas. 
    B) INCORRETA- De acordo com a mita, também conhecida como quatequil ,  amplamente empregada na extração e beneficiamento de minérios, os índios eram escalados por sorteio para uma temporada de serviços compulsórios. Normalmente ficavam longo tempo sem sair de dentro das minas, o que resultou em alta taxa de mortalidade. É uma forma de trabalho derivada de formas de trabalho do império Inca. 
    C) CORRETA- O péon era, em teoria, trabalhador livre assalariado. Porém, ficava sob o controle do grande proprietário de terras pelo fato de ficar em débito por conta do adquiria na 'tienda', para sua sobrevivência. Este é o tipo de trabalho descrito no trecho .
    D) INCORRETA –A plantation consistia na produção de produtos tropicais em latifúndios monocultores para o mercado externo, utilizando para isso força de trabalho escrava. Na plantation utilizava-se diretamente a escravidão de nativos e de africanos. 

    Gabarito do Professor: Letra C.