O movimento cultural conhecido como Iluminismo ou Século das Luzes ou ainda Ilustração, aconteceu basicamente na França, no século XVIII.
As ideias e propostas de filósofos e pensadores deste momento de transformação cultural são aquelas que formam as bases do Liberalismo, tanto político quanto econômico ou, de visão de mundo.
Caudatário do movimento renascentista, estabelece a racionalidade como fundamento do progresso dos seres humanos e das sociedades. Na verdade foram lançadas as bases da civilização ocidental contemporânea, que é, até hoje, marcada pelo racionalismo.
O Iluminismo é um processo histórico amplo e diverso. É uma temática que faz parte de estudos de História na escola básica e , os dados deste etapa escolar são suficientes para responder a questão. No entanto, é fundamento de estudos de sociologia e economia, além e História e Ciência Política.
Umas das alternativas nomeia o autor das ideias apontadas no trecho transcrito.
A) INCORRETA – François Bouchot não foi autor, mas pintor e gravador francês, do século XIX e não da época do Iluminismo.
B) INCORRETA- Voltaire, igualmente nobre como o autor do Espírito das Leis, defendia ferrenhamente a liberdade de expressão e de credo, como um direito dos homens. Foi o autor de Édipo, A Henríada, Elementos da Filosofia de Newton, entre outros.
C) INCORRETA. Jean Jacques Rousseau, considerado o “pai da democracia moderna" , foi considerado radical à época do Iluminismo. Defendeu a soberania popular e a participação direta dos cidadãos nas decisões de Estado. Entre suas obras destaca-se O Emílio e Discurso sobre a Desigualdade.
D) CORRETA – O autor de “ O espírito das leis “ foi o barão de Montesquieu. Importante obra do Iluminismo que propõe a separação de poderes do Estado em executivo, legislativo e judiciário.
Gabarito do Professor: Letra D.
Em sua obra, Montesquieu defendia que existem três espécies de governo: o republicano, o monárquico e o despótico. O republicano é aquele em que o povo, ou parte dele, governa. A monarquia, quando um homem governa segundo suas leis fixas e estabelecidas, sendo assim, “o príncipe é a fonte de todo poder político civil”.
Ele era completamente contra o poder despótico (o poder absoluto concentrado nas mãos de um tirano). Seu modelo defendia o respeito à liberdade e à vida, além dos direitos políticos dos cidadãos. Havia, para Montesquieu, três formas de governo centrais, sendo duas legítimas e uma ilegítima.