SóProvas


ID
5158933
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Bandeirante - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante as investidas de Napoleão no continente europeu, foi adotado um bloqueio continental como estratégia de enfraquecimento da Inglaterra, impedindo que qualquer do continente a país manter trocas comerciais com os ingleses. No entanto, alguns países rejeitaram o bloqueio napoleônico, entre eles:

Alternativas
Comentários
  • O período Napoleônico sucede o processo revolucionário francês iniciado em 1789, segundo alguns. Segundo outros faz parte do processo da Revolução Francesa. Os debates giram, acima de tudo, acerca de periodização. 
    Mas, há uma tendência ao consenso ao se destacar a importância dos tempos de Napoleão para a difusão dos ideais revolucionários, sintetizados pelo lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade", além das fronteiras da França. Além disso, a estrutura jurídica organizada no período são fundamentais para a solidificação das conquistas da burguesia nos dez anos de revolução. 
    É durante o governo de Napoleão que é proclamado o Bloqueio Continental, em 1805, cuja proposta era a de sufocar o fluxo de comércio da Inglaterra. Em tese esse comércio seria dirigido para a França. Por isso, as regiões controladas pela França Napoleônica foram proibidas de comerciar com os ingleses. E outras foram compelidas a aceitar a decisão sob a ameaça de invasão. No entanto, havia países que dependiam dos produtos e de financiamento britânico, o que os levou a desafiar as ordens do todo poderoso Napoleão. 
    Há vasta bibliografia acerca do tema, que foi enriquecida de forma substancial quando da comemoração dos 200 anos da revolução. Bibliografia essa que nutre tanto a escola básica quanto o mundo acadêmico.

    Uma das alternativas indica um país europeu que desobedeceu ao Bloqueio Continental 

    A) INCORRETA – À época não havia Itália como país unificado. Na região da atual Itália houve Estados que apoiaram e outros que se colocaram contra a França Napoleônica. 

    B) INCORRETA - A Espanha foi invadida e tomada por tropas francesas. O rei Ferdinando VII foi destronado e Napoleão colocou no trono um de seus vários irmãos. 

    C) CORRETA - Desde 1703, quando da assinatura do Tratado de Methuen, ou Tratado de Panos e Vinhos, Portugal desenvolveu profunda dependência em relação à Grã- Bretanha. Daí , não havia como obedecer ao bloqueio. Por este motivo o regente D. João colocou em prática uma proposta antiga entre parte dos políticos portugueses : a cúpula do governo português – a corte – foi transferida para o Rio de Janeiro. 

    D) INCORRETA – O império Austríaco era inimigo de França e, à época, com poder suficiente para enfrentar Napoleão e não temer invasão. A rainha da França, morta pela guilhotina durante a revolução, era Maria Antonieta de Habsbugo, de Áustria. 

    Gabarito do Professor: Letra C.