SóProvas


ID
5160340
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O tombamento é um ato administrativo realizado pelo poder público. Qual o objetivo de um tombamento?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

  • De acordo com o Decreto-Lei n.º 25, de 30 de novembro de 1937, em seu Art. 1º nos diz que: 

    “Art. 1º Constitue o patrimônio histórico e artístico nacional o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.

    § 1º Os bens a que se refere o presente artigo só serão considerados parte integrante do patrimônio histórico o artístico nacional, depois de inscritos separada ou agrupadamente num dos quatro Livros do Tombo, de que trata o art. 4º desta lei.

    § 2º Equiparam-se aos bens a que se refere o presente artigo e são também sujeitos a tombamento os monumentos naturais, bem como os sítios e paisagens que importe conservar e proteger pela feição notável com que tenham sido dotados pela natureza ou agenciados pela indústria humana."

    Além disso, o mesmo Decreto-Lei estabelece em seu Art. 4º, os livros de tombamento para as determinadas áreas.

    “Art. 4º O Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional possuirá quatro Livros do Tombo, nos quais serão inscritas as obras a que se refere o art. 1º desta lei, a saber:

    1) no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, as coisas pertencentes às categorias de arte arqueológica, etnográfica, ameríndia e popular, e bem assim as mencionadas no § 2º do citado art. 1º;
    2) no Livro do Tombo Histórico, as coisas de interesse histórico e as obras de arte histórica;
    3) no Livro do Tombo das Belas Artes, as coisas de arte erudita, nacional ou estrangeira;
    4) no Livro do Tombo das Artes Aplicadas, as obras que se incluírem na categoria das artes aplicadas, nacionais ou estrangeiras."

    Em face do exposto, podemos analisar cada alternativa, separadamente.

    A) ERRADA. A alternativa está errada pelo fato do objetivo do tombamento ser de preservar os bens móveis e imóveis que sejam de interesse público e não pelo interesse do poder público.

    B) ERRADA. A alternativa está totalmente errada, pois o objetivo do tombamento não é desapropriar um bem de um particular.

    C) CERTA. De fato esse é o objetivo do tombamento, visto que, os artigos citados acima deixam bem claro que o objetivo do tombamento é preservar um bem móvel ou imóvel de interesse público que se enquadrem dentro dos livros do tombamento.

    D) ERRADA. Afirmativa está errada pelo fato da alternativa C estar de acordo com o que é definido pelo tombamento.


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • GAB: C - Preservar

    PM CE 2021!