SóProvas


ID
516121
Banca
FUMARC
Órgão
BDMG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO IV

Fico impressionada com os comentários maldosos contra
o cartunista João Montanaro. Ao ver a charge, não a li
como uma sátira. Meus olhos apenas a receberam como
uma realidade.
Quem imaginaria que a xilogravura do artista Hokusai
serviria de base para reforçar uma tragédia que ocorreu
no Japão? Que me conste, estamos no ano 2011 e a
liberdade de expressão é direito de qualquer ser humano.
João Montanaro apenas retratou o que acontece hoje no
mundo em que vivemos, e nós, habitantes deste planeta,
somos os responsáveis pelas tragédias que ocorrem e
ocorrerão.

(Maria Rita Marinho, gerente da Secretaria Geral de Fundação Bienal,
São Paulo, SP)

Marque (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso diante de cada afirmativa sobre o texto IV.

( ) O texto é carregado de elementos que desnudam o grau de estupefação de seu enunciador, como se vê pelo uso de “impressionada”.

( ) O autor se revela estrategicamente em intensa carga significativa, por exemplo por meio da repetição do vocábulo “tragédias”.

( ) O uso da metonímia presente em “meus olhos” promove a coesão com a frase anterior, onde está presente o verbo “ver”.

( ) A palavra ‘apenas’, no primeiro parágrafo, promove sentido diferente daquele presente no último – somente e unicamente, respectivamente.

Assinale a sequência CORRETA, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • ( v ) O texto é carregado de elementos que desnudam o grau de estupefação de seu enunciador, como se vê pelo uso de “impressionada”.

    Estupefação é o mesmo que espanto, assombro. Quando um texto mostra algum grau de estupefação de seu enunciador, isso significa que podemos verificar a opinião espantada, estarrecida do autor sobre o que está sendo dito, ou seja, podemos ver valores pessoais sendo claramente expressos.

    ( v ) O autor se revela estrategicamente em intensa carga significativa, por exemplo por meio da repetição do vocábulo “tragédias”.

    O texto IV tem a função de defender uma opinião, e a autora lança mão de seus sentimentos para convencer o leitor. Para expressar sua opinião com uma carga emocional intensa, a autora precisa usar diferentes recursos linguísticos, e a repetição do vocábulo “tragédias” é um exemplo.

    ( v ) O uso da metonímia presente em “meus olhos” promove a coesão com a frase anterior, onde está presente o verbo “ver”.

    Metonímia: emprego de um termo por outro, dada a relação de semelhança ou possibilidade de associação entre eles.

    Veja: “Ao ver a charge, não a li como uma sátira. Meus olhos apenas a receberam como uma realidade.” O termo “Meus olhos” pode ser interpretado como o ato de ver/ler a charge: estabelecemos uma relação entre os olhos e a função exercida por eles.

    Coesão é o entrelaçamento entre as unidades do texto, é o que “amarra” as partes num todo significativo. Para que a metonímia seja interpretada na expressão “meus olhos”, é necessário considerar ao que foi dito antes: trata-se de uma relação coesiva entre as sentenças do texto.

    ( v ) A palavra ‘apenas’, no primeiro parágrafo, promove sentido diferente daquele presente no último – somente e unicamente, respectivamente.

    A palavra “apenas” apresenta o mesmo sentido nos dois casos mencionados. Os sentidos somente e unicamente são semelhantes.
    " Meus olhos apenas a receberam como uma realidade."
    " João Montanaro  apenas retratou o que acontece hoje no mundo em que vivemos"
  • Cléo,

    Seu comentário está perfeito, valeu *****...rsrs

    Só faltou colocar a última alternativa como falsa, vide que sua própria afirmação desconfigura a a alternativa como correta.

    Obrigado!