Vamos julgar as alternativas de acordo com os conceitos do Manual de Drenagem de Rodovias do DNIT.
A - CERTO.
Segundo o item 3.1 do Manual:
“As valetas de cortes têm como objetivo interceptar as águas que escorrem pelo terreno natural a montante, impedindo-as de atingir o talude em corte."
São barreiras protetoras que impedem que o escoamento chegue no talude e prejudique sua estabilidade.
B - CERTO.
Segundo o item 3.3 do Manual, a sarjeta de corte (ver figura) atua conduzindo às águas de taludes de cortes ou que chegam até a plataforma para caixas coletoras de bueiros ou para o ponto de transição entre o corte e o aterro.
C - CERTO.
A valeta do canteiro central (ver figura) tem uma função dupla e atua captando tanto a água das pistas e também a água do canteiro central e as conduz para os demais componentes do sistema de drenagem.
D - CERTO.
Os dissipadores de energia tem a função de evitar a erosão que acontece nos taludes e em dispositivos de drenagem. Para isso é criado normalmente um caminho alternativo para o escoamento e com mais atrito para dissipar energia do fluxo d'água. Um ótimo exemplo são as bacias de amortecimento (ver figura).
Neste exemplo, o dissipador possui dentes e cunhas, além do rip-rap (superfície com pedras) para aumentar o contato e atrito com o escoamento e diminuir a velocidade.
E - ERRADO.
Na verdade, a drenagem interna de arrimos tem o objetivo de disciplinar o fluxo de água e, assim, dissipar de forma mais rápida a poropressão (pressão causada pela água).
Gabarito do Professor: Letra E.