SóProvas


ID
5162248
Banca
Unoesc
Órgão
Prefeitura de Vargem Bonita - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite B e Coinfecções, traz os sinais e sintomas comuns às hepatites, bem como o manejo adequado para essa doença. De acordo com o protocolo citado, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • O HCV é um ví rus da famí lia Flaviviridae. Sua transmissão ocorre fundamentalmente por via parenteral. A transmissão sexual do HCV também tem sido relatada de forma esporádica em grupos populacionais específicos..

    PEGA A VISÃO

  • O vírus da hepatite C (HCV) pertence ao gênero Hepacivirus, família Flaviviridae (THIEL et al., 2012). Sua estrutura genômica é composta por uma fita simples de ácido ribonucleico (RNA), de polaridade positiva, com aproximadamente 9.400 nucleotí deos. Existem, pelo menos, sete genótipos e 67 subtipos do vírus (SMITH et al., 2014).

    2.1 Diagnóstico clínico

    Os sintomas da infecção pelo HCV estão presentes na minoria de casos (20% a 30%) e geralmente são inespecíficos, tais como anorexia, astenia, mal-estar e dor abdominal.

    Uma menor parte dos pacientes apresenta icterícia ou escurecimento da urina (WESTBROOK; DUSHEIKO, 2014).

    Casos de insuficiência hepática ou casos fulminantes são extremamente raros (FARCI et al., 1996).

    A eliminação viral espontânea, após a infecção aguda pelo HCV, ocorre em 15% a 40% dos casos

  • Alternativa C fala de enteral, correto seria Parenteral

  • B) O risco para infecção pelo HCV está aumentado em algumas populações, a saber: pessoas que receberam transfusão de sangue e/ou hemoderivados antes de 1993; que usam drogas; que compartilham seringas e agulhas; que possuem tatuagem ou piercing; ou que apresentam outras formas de exposição percutânea – como procedimentos odontológicos, podologia, manicure e pedicure, que desobedecem às normas de biossegurança.

    C) A hepatite B é uma doença de transmissão parenteral (compartilhamento de agulhas, seringas, material de manicure e pedicure, lâminas de barbear e depilar, tatuagens, piercings, procedimentos odontológicos ou cirúrgicos. Além da transmissão sexual.

    D) O objetivo principal do tratamento é a erradicação do vírus. Espera-se, assim, aumentar a expectativa e a qualidade de vida do paciente, diminuir a incidência de complicações da doença hepática crônica e reduzir a transmissão do HCV.