SóProvas


ID
5163076
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de Peritiba - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Crônica

Olá, tudo bem? Não!


[...] Uma das perguntas mais difíceis de responder hoje em dia é "tudo bem? Como você vai?".

As regras mínimas de convivência em sociedade cristalizaram como convenção dar uma resposta padrão, do tipo "sim, e com você?", seguida por algo na mesma linha…

Em situações normais, esse papo não é levado muito a sério.

É só uma forma educada de começar uma conversa, com uma introdução para o assunto.

Agora, o contraste dessa pergunta e a dureza da vida fazem da resposta, que era uma convenção ingênua, em expressão de resignação e comiseração de todos nós.

A preocupação com a disseminação da doença, o medo de pais e avós se contaminarem, as dificuldades para trabalhar e pagar as contas, a angústia de não poder sair pra tomar uma bebida ou ouvir uma música transformaram a nossa vida em um martírio. [...]

Igor Felippe Santos - Brasil de Fato

“Uma das perguntas mais difíceis de responder hoje em dia é "Tudo bem? Como você vai?". Sobre a frase acima em relação ao texto assinale alternativa que melhor corresponde a ideia que a mesma transmite:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    "Agora, o contraste dessa pergunta e a dureza da vida fazem da resposta, que era uma convenção ingênua, em expressão de resignação e comiseração de todos nós.

    A preocupação com a disseminação da doença, o medo de pais e avós se contaminarem, as dificuldades para trabalhar e pagar as contas, a angústia de não poder sair pra tomar uma bebida ou ouvir uma música transformaram a nossa vida em um martírio." [...]

  • Assertiva B

    Podemos dizer que é difícil responder essas perguntas “Tudo bem? Como você vai?" hoje em dia devido atual situação que vivemos.

  • Gabarito: B.

    Tempos dificílimos.

  • A questão é de interpretação de texto e quer que marquemos a alternativa que melhor corresponde a ideia que a frase a seguir transmite: "Uma das perguntas mais difíceis de responder hoje em dia é "Tudo bem? Como você vai?"". Vejamos:

     .

    A) As perguntas Tudo bem? Como você vai? são difíceis de responder pois não sabemos o significado das mesmas.

    Errado. As respostas para essas perguntas não são difíceis de responder. Nós sabemos as respostas, mas, de acordo com o texto, a sociedade cristalizou "como convenção dar uma resposta padrão, do tipo "sim, e com você?", mesmo que não esteja tudo bem!

     .

    B) Podemos dizer que é difícil responder essas perguntas “Tudo bem? Como você vai?" hoje em dia devido atual situação que vivemos.

    Certo. De acordo com o texto, responder a perguntas como "tudo bem?" e "como vai" é difícil nos dias de hoje, pois estamos passando por diversas situações que "transformaram a nossa vida em um martírio (extremo sofrimento)". Texto: "A preocupação com a disseminação da doença, o medo de pais e avós se contaminarem, as dificuldades para trabalhar e pagar as contas, a angústia de não poder sair pra tomar uma bebida ou ouvir uma música transformaram a nossa vida em um martírio. [...]".

     .

    C) As perguntas "Tudo bem? Como você vai?" se tornam difíceis de serem respondidas pois hoje em dia vivemos sem tempo para conversar.

    Errado. O texto não fala que vivemos sem tempo para conversar. O que o texto fala é que, em uma conversa, essas perguntas são só "uma forma educada de começar uma conversa, com uma introdução para o assunto".

     .

    D) Refletindo sobre as perguntas "Tudo bem? Como você vai?" achamos difícil de responder porque hoje em dia temos poucos amigos.

    Errado. Em nenhum momento o texto afirma que não conseguimos responder essas perguntas porque hoje em dia temos poucos amigos.

     .

    Gabarito: Letra B