OROGÊNESE -> movimento horizontal, de curta duração e grande energia dissipada. Ocorre em rochas com maior plasticidade. É um movimento mais recente, caracterizando os dobramentos modernos como a cordilheira dos Andes, Himalaia, Alpes, Atlas, etc. Forma flexões nas rochas chamadas de anticlinais e sinclinais.
EPIROGÊNESE -> movimento vertical, de maior duração. Ocorre em rochas com maior rigidez e com o soerguimento das porções de terra, favorece o fenômeno da transgressão e regressão marinha. Alguns exemplos são o Rift Valley (Africa), assim evidências de rebaixamento das terras da Holanda (os países baixos ficam ainda mais baixos kk), soerguimento da península escandinava. Aqui no Brasil vale citar epirogênese relativos a Serra do Mar e o Vale do Paraíba.
Demétrio Magnoli e Lygia Terra
Força, guerreiros! Brasil!
Orogênese: Formada pela pressão sofrida de maneira horizontal, tendo em vista a plasticidade das rochas presentes, o que causa pouca resistência e tende a formar dobramentos, cordilheiras...
Epirogênese: Formada a partir da pressão vertical do magma, tendo em vista a alta resistência das rochas do local (pouca plasticidade), o que tende a formar fraturas ou falhas, onde costuma agir o vulcanismo (penetração do Magma por meio das fissuras presentes na listosfera)