SóProvas


ID
516409
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Confederação do Equador, proclamada em 2 de julho de 1824, por Manuel de Carvalho,

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

  • A confederação do Equador teve início em Pernambuco. Eram contra o regime monárquico imposto por D. Pedro I e buscavam um governo Republicano.

     

  • A confederação do Equador ocorreu em Pernambuco e foi um movimento de resistência ao governo e às medidas impostas por D. Pedro I. Eles tinham como um dos seus objetivos, separar-se efetivamente do território brasileiro e constituir uma República.  

    Essa revolta foi bastante impulsionada pela perda de independência das províncias após a promulgação da constituição de 1824 que tinha como uma das novas mudanças a escolha do governador das províncias diretamente pelo imperador.  

    Além disso, a imprensa liberal teve papel importante nessa revolta, principalmente a de dois jornais: O Sentinela da Liberdade na Guarita de Pernambuco, de Cipriano Barata, e o Tifis Pernambucano de Frei Caneca. Esses dois realizaram um levante contra o governo conservador de Barreto e seus aliados que eram conhecidos como junta dos matutos. 

    Vale lembrar que conclamaram o levante dos Estados do Nordeste e o apelo foi seguido pelo Rio Grande do Norte e Paraíba, formando assim a Confederação do Equador. 

    D. Pedro I foi energético e utilizou o máximo de força disponível para conter os revoltosos e as condenações foram severas.  

  • Por que não pode ser a A??

  • A Confederação do Equador foi uma revolta que ocorreu em Pernambuco e foi se espalhando pelo Nordeste. Não pode ser a A porque não contou com a adesão das províncias da região Norte.

  • A) Contou com a adesão dos estados do Nordeste (RN , CE , PB)

    B) Adotou constituição da Colômbia

    C) Contra o autoritarismo da constituição

    D) Queriam governo republicano

  • GABARITO - E

    A Confederação do Equador se iniciou em Pernambuco no ano de 1824 (mesmo ano da criação da primeira constituição brasileira) e se espalhou pelos outros estados nordestinos. Mostravam a insatisfação popular com base no regime centralizador do Brasil, além dos mesmos terem um interesse de implantar um regime republicano.

    CAVEIRA!

  • O autoritarismo de D. Pedro I, manifestado com a imposição da Constituição de 1824, provocou reações em Pernambuco, onde eclodiu uma revolta denominada Confederação do Equador (1824). Um de seus principais líderes, o frei carmelita Joaquim do Amor Divino Rebelo, o Frei Caneca, dizia que o poder moderador era “a chave-mestra da opressão da Nação Brasileira”. Outro líder do movimento era o jornalista baiano Cipriano Barata, que havia participado da Conjuração Baiana, da Revolução Pernambucana e da Independência do Brasil.

    Os rebeldes buscavam a implantação de uma República federalista, ou seja, com maior autonomia para as províncias. Também defendiam o fim do tráfico de escravos, o que estimulou a participação de homens livres e pobres. As províncias da Paraíba, Ceará e Rio Grande Norte.

  • GABARITO: E

    a) contou com a adesão dos estados da atual região Norte do Brasil. 

    Contou com os estados da região nordeste (Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte)

    b) adotava provisoriamente a Constituição dos Estados Unidos da América. 

    Constituição da Colômbia

    c) mostrava-se sintonizada com o poder central, representado por D. Pedro. 

    Eram contra o autoritarismo e o poder central de Dom Pedro I

    d) defendia a instituição de uma monarquia constitucional. 

    Buscavam um governo Republicano

    e) buscava a organização de um governo representativo e republicano.