SóProvas


ID
5164216
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No modelo entidade-relacionamento, há a figura dos chamados atributos derivados, sobre os quais é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Atributo derivado é aquele que pode ser obtido obtido a partir de outros atributos ou relacionamentos.

  • Gabarito: C.

    Suponha que você tenha a entidade "Funcionário" e que ele possui o atributo "Data_Nascimento". Logo, pela data de nascimento dele é possível que se obtenha o atributo derivado "Idade".

    Bons estudos!

  • GABARITO : LETRA C

    Hi guys,

    os tipos de atributos são:

    Atributo Simples: Atributos simples são indivisíveis, ou seja, são atributos atômicos, um exemplo seria o atributo , ele não pode ser dividido em partes menores para formar outros atributos, ele é indivisível.

    Atributo Composto: Atributos Compostos podem ser divididos em partes menores, que representam outros atributos, como o atributo endereço, ele pode ser subdividido em atributos menores, como, por exemplo : cidade, estado, rua e cep.

    Atributo Multivalorado: Um atributo Multivalorado pode ter um ou N (vários) valores associados a ele, como, por exemplo, o atributo telefone de um cliente, ele pode ter um ou vários telefones.

    Atributo Derivado: Atributos derivados dependem de outro atributo ou até mesmo outra entidade para existir, como, por exemplo, o atributo idade e o atributo data de nascimento, para descobrimos a idade de uma pessoa precisamos da sua data de nascimento, então, consideramos o atributo idade como derivado do atributo data de nascimento.

    Atributo Chave: O atributo chave é utilizado para identificar de forma única uma entidade, ou seja, os valores associados a esse atributo são distintos dentre o conjunto de entidades. Como exemplo, podemos utilizar o CPF de uma pessoa, ele é único e pode ser utilizado como atributo chave, já que cada pessoa recebe um número de CPF  distinto.

    FONTE: alura.com.br

  • Gabarito: Certo

    Atributo Derivado: pode-se obter o atributo derivado a partir de outros atributos ou relacionamentos. Por exemplo, atributo “idade” e “data-de-nascimento” de uma pessoa. Podemos saber o valor atual de “idade” através do atributo “data-de-nascimento”. Então “idade” é um atributo derivado do atributo “data-de-nascimento”.

  • Gab: C

    (CESPE) Na área da informática, uma entidade representa um objeto físico ou conceitual e possui atributos, os quais são classificados como compostos, simples, derivados, armazenados, monovalorados ou multivalorados. Como exemplo, o atributo idade, se utilizado para descrever a entidade pessoa, é caracterizado como simples, monovalorado; mas é caracterizado como derivado, caso seja determinado a partir da data de nascimento da pessoa e da data atual. (CERTO)

    Resumo

    • Simples: é aquele que não pode ser dividido, como o CPF. 
    • Composto: pode ser um "endereço" que pode ser dividido em outros componentes
    • Monovalorado: caso em que só assume um valor para cada instância da entidade 
    • Multivalorado: caso em que pode assumir múltiplos valores para uma mesma ocorrência de uma entidade. 
    • Derivado: é aquele que pode ser obtido a partir do valor de outro atributo. 
    • Armazenado: é um atributo que não pode ser derivado de outro atributo

  • Quando a questão impor alguma restrição, como as assertivas A, B e E, pode ficar esperto.