SóProvas


ID
5164450
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Um tipo de malware conhecido como ransomware em geral criptografa ou bloqueia o acesso aos arquivos do usuário no computador infectado, solicitando algum tipo de resgate para suposto desbloqueio. Uma boa prática que mitigaria as consequências de um ataque desse tipo é:

Alternativas
Comentários
  • Fazer backups regularmente é essencial para proteger os seus dados pois, se seu equipamento for infectado, a única garantia de que você conseguirá acessá-los novamente é possuir backups atualizados. O pagamento do resgate não garante que você conseguirá restabelecer o acesso aos dados.

    Fonte: https://cartilha.cert.br/ransomware/

    Gab: A

    Backup nas nuvens ou hd externo são os mais recomendados, lembrando que ataque por força bruta não garante a quebra de criptografia, duas questões sobre o assunto.

    (CESPE 2021) Um ataque de ransomware comumente ocorre por meio da exploração de vulnerabilidades de sistemas e protocolos; a forma mais eficaz de solucionar um ataque desse tipo e recuperar os dados “sequestrados” (criptografados) é a utilização de técnicas de quebra por força bruta da criptografia aplicada.(ERRADO)

    (CESPE 2018) Um ataque de ransomware comumente ocorre por meio da exploração de vulnerabilidades de sistemas e protocolos; a forma mais eficaz de solucionar um ataque desse tipo e recuperar os dados “sequestrados” (criptografados) é a utilização de técnicas de quebra por força bruta da criptografia aplicada. (ERRADO)

  • Questão que confirma que o backup é de extrema importância em qualquer unidade organizacional

  • GAB:A

    Simples e direto,

    A forma de se proteger contra ransomware é por meio de backup.

  • GABARITO: A

    Ransom em inglês significa Resgate.

    Tá, mas de graça? Não, normalmente os atacantes exigem uma quantia em dinheiro. Logo, esse tipo de ataque é como se fosse uma extorsão virtual - exige-se uma quantia em dinheiro do usuário para que o sistema volte a funcionar corretamente. Entretanto, pessoal, o pagamento não irá garantir a volta do sistema, uma vez que o hacker pode muito bem fazer qualquer outro tipo de ataque ou explorar outras vulnerabilidades no seu pc, visto que ele já conseguiu o acesso não autorizado para ingressar no teu sistema..

    Temos, basicamente, dois tipos de ransomware:

    Ransomware Locker - impede que o usuário acesse o próprio equipamento infectado.

    Ransomware Crypto - impede que o usuário acesse os dados da máquina infectada.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não podes desistir.

  • a B é a melhor kkkk ter uma carteira bitcoin pra pagar o resgate kkkk

  • Os resgates são pedidos em monero ou wownero. Bitcoin é rastreavel e já foi abandonada há muito tempo pelos hackers
  • Gabarito: A

    Backup atualizado dos arquivos importantes em mídias externas e offline ainda, é uma excelente prática para mitigar as consequências de um ataque ransomware.

  • Pagar o resgate nunca será uma boa opção pois não garante que você terá acesso aos dados novamente.

  • Para se proteger de ransomware você deve tomar os mesmos cuidados que toma para evitar os outros códigos maliciosos, como:

    • manter o sistema operacional e os programas instalados com todas as atualizações aplicadas;
    • ter um antivírus instalado;
    • ser cuidadoso ao clicar em links ou abrir arquivos.

    Fazer regularmente também é essencial para proteger os seus dados pois, se seu equipamento for infectado, a única garantia de que você conseguirá acessá-los novamente é possuir atualizados. O pagamento do resgate não garante que você conseguirá restabelecer o acesso aos dados.

    Acesse o para saber mais sobre como se proteger deste e de outros códigos maliciosos. Para mais dicas sobre como manter seus equipamentos seguros acesse os Fascículos e .

    Fonte: CERT