-
a) /sbin
Este diretório armazena executáveis, mas com um diferencial: são aplicativos utilizados por administradores de sistema com o propósito de realizar funções de manutenção e outras tarefas semelhantes. Entre os comandos disponíveis estão o ifconfig, para configurar e controlar interfaces de rede TCP/IP, e o fdisk, que permite particionar discos rígidos, por exemplo.
b) /bin
Estão localizados os binários executáveis que podem ser utilizados por qualquer usuário do sistema. São comandos essenciais, usados para trabalhar com arquivos, textos e alguns recursos básicos de rede, como o cp, mv, ping e grep.
c) /etc
Ficam arquivos de configuração que podem ser usados por todos os softwares, além de scripts especiais para iniciar ou interromper módulos e programas diversos.
GAB: A
fonte: https://canaltech.com.br/linux/entendendo-a-estrutura-de-diretorios-do-linux/
-
bin - qualquer manézão
Sbin - Superusuário e adminiStrador
-
Alguns outros importantes:
/bin - Binários essenciais dos usuários
O diretório /bin contém binários essenciais aos usuários
/sbin – Binários para Administração do Sistema O diretório /sbin é muito parecido com o diretório /bin
/media – Mídias Removíveis O diretório /media contém subdiretórios onde são montados dispositivos de mídias removíveis inseridas no computador, como, por exemplo, um CD inserido no drive de CD/DVD, o qual será montado em um diretório criado automaticamente dentro de /media, nos permitindo acessar o conteúdo da mídia.
/etc – Arquivos de configuração diversos O diretório /etc contém muitos arquivos de configuração do sistema, os quais podem geralmente ser editados manualmente usando-se um editor de textos, como o vi ou o emacs.
/dev – Arquivos de Dispositivos No Linux os dispositivos (hardware e software) são representados como arquivos, e esse diretório contém uma grande quantidade de arquivos especiais que representam esses dispositivos.
/ – O diretório Raiz (root) Tudo o que há no seu sistema Linux fica localizado dentro do diretório raiz, representado por /.
-
gabarito (A)
/sbin=Administrador especial
/bin=administrador ralé
-
fácil de confundir com o etc
-
Gab. A
Errei, pois confundi com /root e marquei D :(
-
É o diretório, no Linux, de programas usados pelo superusuário root, para administração e controle do funcionamento do sistema: /sbin
-
gab a!
É o comando /sbin
Em linux este diretório armazena executáveis, mas com um diferencial: são aplicativos utilizados por administradores de sistema com o propósito.
principais diretórios. / (barra significa diretório raiz)
super usuário:
/root (diretório local de super usuário)
/sbin (executáveis de comandos essenciais de usuário comum)
usuários comuns:
/home (diretório local de usuário comum)
/bin (diretório local de usuário comum)
/usr (contem todos os programas de usuários usr/bin, porém mais extensa)