-
GAB A
SPYWARE - Como indica o termo em inglês, é um software espião que costuma ser instalado no celular ou no computador sem o consentimento do usuário. Uma vez no computador, o programa monitora as atividades online, o histórico e os dados pessoais, para repassar as informações para terceiros.
Spyware não é vírus
Questão ) Um computador que apresenta reinicializações inexplicáveis ou lentidões excessivas no processamento de comandos pode estar infectado com algum malware, como vírus ou spyware.
Gab c
Muito cuidado com o spyware ( ele foi usado no sentido de lentidão no sistema )
Poderá sim ser o causador
Meus resumos
-
GABARITO: A
> Spyware é um software espião e tem a capacidade de violar a privacidade das informações dos usuários, coletando informações do pc ou da rede e disponibilizando-as a terceiros não autorizados. Atente-se que o spyware pode ser usado de forma legítima e maliciosa. Será usado de forma legítima quando ele é instalado pelo próprio usuário no seu computador, com o objetivo de saber se alguém anda usando o seu computador ou tentando acessá-lo ( obs.: eu já fiz isso). Cumpre salientar também que os spywares precisam ser explicitamente executados pelo usuário para infectar a uma máquina (diferente dos vírus que sua infecção é feita pela execução do arquivo que o hospeda).
"Mds q cara chato, escreve pra krl"....
Calma, só mais uma coisinha. Nós temos, basicamente, três tipos de spywares, quais sejam: keyloggers, screenloggers e adwares.
> Keyloggers: esse é um tipo de spyware que é capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador e enviá-las a um invasor (por isso existe aquele teclado digital nos sites de bancos).
> Screenloggers: esse é um spyware capaz de armazenar a posição do cursor e a tela apresentada no pc do usuário quando o mouse é clicado, ou a região que circunda a posição onde o mouse é clicado - ele faz isso por meio de prints da tela (utilizado justamente para pegar as informações dos teclados virtuais).
> Adwares: utilizado especificamente para propagandas e anúncios sem a autorização do usuário, tornando o pc mais lento (pode usado de forma legítima e ilegítima também).
Logo, o que percebemos então? Que temos o gênero spyware e suas espécies: keyloggers, screenloggers e adwares.
E pronto, fim.
Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.
-Tu não podes desistir.
-
Lista de Programas e Ataques Maliciosos
Adware → Exibe Propagandas.
Backdoor → Permite retorno Futuro, pelas Portas.
Bot → Comunicador Remoto, Explorador.
Botnet → Rede de comunicação Remota.
Boot → Atinge a área de Inicialização do SO.
Defacement → Pichação, Altera o conteúdo visual do site.
DoS → Ataque que visa Travar um Sistema.
DdoS → Ataque Coordenado de negação de serviço.
Exploit → Pedaço de Software, Comandos executáveis.
Força Bruta → Advinhação de Senha por Tentativa e Erro.
Hijacker → Altera o funcionamento do Navegador.
Hoax → Boato qualquer.
Jamming → Sinais de Rádio Frequência, tipo de DoS.
Keylogger → Captura Teclas digitadas.
Kinsing → Minerador de Criptomoedas.
Pharming → Redireciona o DNS, Página Falsa.
Phishing → Pescador, Engana a vítima.
Ransomware → Encripta Dados, Exige Resgate.
Rogue → Mentiroso, Instala programas Maliciosos.
Rootkit → Se Esconde, Mantém acesso ao PC.
Screenlogger → Espiona o Cursor, a Tela do PC.
Spoofing → Ataque que Falsifica endereços IP.
Spyware → Monitor, Coletor de Informações. (GABARITO)
Sniffing → Fareijador, Registra e Intercepta o Tráfego.
Time Bomb → Fragmento de Código, Carga ativa.
Trackware → Cookie do Mal, Monitor de Atividades.
Trojan → Executa diversas funções Escondido.
Vírus → Infecta Arquivos, precisa ser Executado.
Vírus de Macro → Desordena Funções (Excel, Word).
Vírus de script → Auto Executável.
Vírus Flooder → Inunda, Sobrecarrega uma Conexão.
Vírus Stealth → Camuflador, Torna o malware Invisível.
Worm → Explorador Automático, Execução Direta.
Zumbi → PC Infectado, Controlado por 3°os.
[...]
______________
#BORAVENCER
-
Spyware / " ESPYÃO"
Spyware é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.
Legítimo: quando instalado em um computador pessoal, pelo próprio dono ou com consentimento deste, com o objetivo de verificar se outras pessoas o estão utilizando de modo abusivo ou não autorizado.
Malicioso: quando executa ações que podem comprometer a privacidade do usuário e a segurança do computador, como monitorar e capturar informações referentes à navegação do usuário ou inseridas em outros programas (por exemplo, conta de usuário e senha).
Bons estudos!
-
A questão aborda conhecimentos acerca dos tipos de malwares, mais especificamente quanto ao malware responsável por monitor os hábitos do usuário.
A) Correta – O malware “Spyware” é o malware responsável por espiar o usuário, através das teclas pressionadas e pelo monitoramento da tela do usuário, para conseguir acesso a senhas do usuário, aos hábitos de navegação, a informações confidenciais etc. Porém, esse malware também pode ser eliminado por um antivírus.
B) Incorreta – O malware “Worms” é um malware que se autoenvia e se autorreplica sem a necessidade, ao contrário do vírus, da interação do usuário, prejudicando o desempenho da máquina.
C) Incorreta – O malware Backdoor tem como função fornecer ao cracker portas de acesso a máquina da vítima para que o cracker consiga realizar o controle remoto da máquina, porém pode ser eliminado pelo antivírus.
D) Incorreta – A alternativa A está correta.
Gabarito – Alternativa A.