SóProvas


ID
5165131
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Boituva - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão. 

Computador doutor

    No primeiro dia do ano, o periódico científico Nature apresentou estudo que amplia a confiança na aplicação de inteligência artificial (IA) ao campo de diagnósticos médicos. A tecnologia não vai revolucionar a prática clínica do dia para a noite, mas seria ingênuo duvidar que ganhe papel crescente.
    O trabalho diz respeito à interpretação de mamografias, principal exame para detectar câncer de mama. Comparou- -se o desempenho de um sistema computadorizado com o de seis radiologistas especializados na busca de tumores precoces, ambos utilizando bancos com casos de quase 29 mil mulheres no Reino Unido e nos EUA.
    O discernimento do computador não fez feio na comparação com os resultados obtidos pelos olhos e pela massa cinzenta de especialistas humanos. O programa logrou 5,7% menos falsos positivos e 9,4% menos falsos negativos, no caso das imagens americanas, e 1,2% e 2,7%, respectivamente, no tocante às britânicas.    
    A diferença entre os desempenhos com os dois conjuntos de dados pode ser atribuída à peculiaridade de, no Reino Unido, cada mamografia ser interpretada por dois radiologistas – e eventualmente um terceiro, caso haja necessidade de arbitrar divergências.
    O estudo contou com financiamento do Google Health e colaboração de vários hospitais e instituições acadêmicas nos dois países.
       Apesar da proeza, ninguém arriscaria prognosticar, por isso, que computadores substituirão em pouco tempo o especialista de carne e osso. Parece certo, por outro lado, que há neles potencial para diminuir a carga de trabalho de profissionais de saúde, em especial nos lugares em que haja carência deles.
    No Brasil, realizaram-se em 2018 quase 2,5 milhões de mamografias, exame que o Ministério da Saúde recomenda, de dois em dois anos, para mulheres entre 50 e 69 anos. Apesar disso, há longas filas de espera no SUS, seja por falta de especialistas ou de aparelhos.
    Estima-se que surjam a cada ano 60 mil novos casos de tumor de mama no país. Detectados precocemente, são tratáveis, resultando em longa sobrevida para as pacientes. Ainda assim, a modalidade da doença permanece como primeira causa de morte por câncer entre mulheres, com 16724 óbitos em 2017.
    Mamógrafos móveis, transmissão de imagens e – por que não? – inteligência artificial podem ser poderosos aliados tecnológicos.

(Editorial. Folha de S.Paulo. 04.01.2020. Adaptado)

Caracteriza-se pelo emprego de linguagem em sentido figurado a seguinte passagem do texto:

Alternativas
Comentários
  • E a D? "O Estudo contou"? Marquei a C, mas fiquei com essa dúvida.

  • letra C computador não tem discernimento então seria no sentido figurado.
  • gaba C

    "O discernimento do computador não fez.... na comparação com os resultados obtidos pelos olhos e pela massa cinzenta de especialistas humanos."

    computador não tem discernimento e não existe, literalmente falando, massa cinzenta de especialistas.

    Vale lembrar que sentido figurado ou conotativo é um "modo de dizer'' uma figura de linguagem.

    conotativo → modo de dizer, sentido irreal.

    Denotativo → sentido real, sentido encontrado no Dicionário.

    pertencelemos!

  • GABARITO C

  • Temos aqui uma questão que explora os conhecimentos sobre sentido literal e sentido figurado. Exercícios que abordam os efeitos de sentido são bastante comuns em certames e é muito importante que o concurseiro esteja atento. E sempre é bom relembrar de alguns conceitos. Vamos lá?

     

    • Sentido literal é aquele que pode ser tomado como o sentido usual da palavra ou expressão, já que pode ser compreendido sem ajuda do contexto. Resumindo: é o sentido comum que costumamos dar à palavra. Quando uma palavra ou enunciado se apresenta em seu sentido usual temos o valor denotativo.

     

    • Sentido figurado é o que as palavras ou expressões adquirem em situações particulares de comunicação. Falamos em valor conotativo quando o significado é ampliado ou alterado no contexto em que a palavra ou expressão é usada, sugerindo ideias que vão além do sentido mais usual. Assim, o sentido figurado se configura quando uma palavra adquire um sentido simbólico, só compreensível a partir da situação de comunicação.

     

    Exemplos:

     

    I)                   A cobra assustou os moradores da Vila Progresso. Nesta frase temos o sentido literal da palavra cobra sendo empregado, ou seja, o de animal peçonhento.

     

    II)                Vou te alertar para ter cuidado com a Aline. Ela é uma cobra. Aqui, a palavra cobra é empregada em sentido figurado, isto é, sugere ideias que vão além do mais usual. Cobra, então, significa alguém que adota condutas consideradas desagradáveis, por isso, não se pode confiar em pessoas assim.

     

    Agora que relembramos desses conceitos, podemos fazer o trabalho de eliminar alternativas em que não se configura o sentido figurado. Ao lermos as alternativas A, D e E notamos que não existe a possibilidade de aquelas frases conterem palavras que sugerem sentidos que vão além do usual.

     

    Sendo assim, sobraram B e C. E quais são as palavras, nessas frases, que nos permitem pensar em possibilidade de sentido figurado? Na alternativa B a palavra é desempenho e na alternativa C a palavra é discernimento. Desempenho é nome dado ao conjunto de características ou capacidades de comportamento e rendimento de indivíduos. Porém, com a evolução da língua, é usual, atualmente, falar em desempenho de máquinas, como os computadores. Por isso, a letra B, embora possa causar dúvida, deve ser descartada.

     

    Logo, a resposta correta está na letra C. Discernimento é capacidade de avaliar algo com sensatez e clareza, isto é, o conhecido bom senso. E, pelo menos até agora, não existe possibilidade de falar em bom senso para se referir a computadores. A não ser nos filmes de ficção científica.

     

    Gabarito do Professor: Letra C. 

  • Computador não tem discernimento!

    Alternativa: C

  • Inteligência artificial - não seria sentido figurado?

  • massa cinzenta = cérebro

  • Muitas pessoas comentam aqui e estão erradas. Cuidado pessoal!

    A resposta é a Letra C, pois atribuíram uma capacidade ( Discernimento ) humana a uma máquina (Computador).

    Quem se lembra de prosopopeia da um like!

  • Computador tem discernimento? No, Guys!

  • De feiúra eu entendo.
  • Computador não tem discernimento,

  • gab c! Sentido figurado: necessidade de contexto para interpretar o diferente uso de palavras.

    Personificação ou Prosopopeia: Atribuir características humanas e qualidades a objetos inanimados e irracionais.