-
Vocativo:
- Invocação do destinatário
- Sempre seguido de vírgula (,)
- Senhor (Sr.) / Senhora (Sra.)
- Excelentíssimo senhor + Cargo + (,)
Fonte: PDF Gran Curso.
-
Alternativa: C
O vocativo é uma invocação ao destinatário. Nas comunicações oficiais, o vocativo será sempre seguido de vírgula. Quando o destinatário for um particular, no vocativo, pode-se utilizar Senhor ou Senhora seguido do nome do particular ou pode-se utilizar o vocativo “Prezado Senhor” ou “Prezada Senhora”. Exemplos: Senhora [Nome], Prezado Senhor,
Fonte: http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf
-
Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento
acerca do uso dos pronomes de tratamento no vocativo.
De acordo com o que determinação o
Manual de Redação da Presidência da República, nas comunicações dirigidas aos Chefes de Poder, utiliza-se a expressão Excelentíssimo Senhor ou Excelentíssima Senhora e o cargo respectivo, seguidos de vírgula. Já nas comunicações destinadas às demais autoridades, mesmo aquelas tratadas por Vossa Excelência, deverá ser empregado o vocativo Senhor ou Senhora seguido do cargo respectivo. Ainda, na hipótese de comunicação com particular, pode-se utilizar o vocativo Senhor ou Senhora.
Com base na informação apresentada acima, quando o poder público se relaciona com o particular o vocativo que deve ser empregado é Senhor ou Senhor, que corresponde as abreviações Sr. ou Sra. Portanto, a alternativa que responde este item é a letra C.
Gabarito do Professor: Letra C.
-
senhor, senhora, prezado senhor, prezada senhora,
todos com vírgula
-
Quando você recebe aquele Vade Mecum gratuito do Senado, vem no endereçamento, p. ex.:
"Senhor Wendel Santana Santos"
"Senhora Gencriuza Astrogilda"
Gab. letra C)
-
GABARITO: C.
ABREVIAÇÃO: Para senhor(a) - Sr.; Sra.
Na hipótese de comunicação com particular, pode-se utilizar o vocativo Senhor ou Senhora e a forma utilizada pela instituição para referir-se ao interlocutor: beneficiário, usuário, contribuinte, eleitor etc.
Ainda, quando o destinatário for um particular, no vocativo, pode-se utilizar Senhor ou Senhora seguido do nome do particular ou pode-se utilizar o vocativo “Prezado Senhor” ou “Prezada Senhora”.
Ambas informações estão no manual, então a que cair na prova estará correta!
-
Dica: Quando o pronome de tratamento "Vossa Excelência" se referir a Presidente da República, ou do Congresso Nacional ou do STF- NÃO se abrevia (V.Exa.) Por outro lado, quando for qualquer outra autoridade, deve-se abreviar.