SóProvas


ID
5165584
Banca
AGIRH
Órgão
Prefeitura de Lavrinhas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O período conhecido como União das Coroas Ibéricas foi:

Alternativas
Comentários
  • C

    Um período em que o rei português morreu sem deixar herdeiros e o trono português foi assumido pelo rei espanhol que também passou a comandar Portugal;

  • gabarito C -

    União Ibérica, que ocorreu entre 1580 e 1640, foi a unificação das Coroas espanhola e portuguesa a partir da crise sucessória do trono português. Essa crise de sucessão decretou o fim da Dinastia de Avis e coroou o rei Filipe II, da Espanha, como rei tanto de Portugal quanto da Espanha.

    SILVA, Daniel Neves. "O que foi a União Ibérica?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-foi-uniao-iberica.htm. Acesso em 22 de abril de 2021.

  • Em 1578, o rei português D. Sebastião foi morto em combate contra os mouros no Marrocos, durante a Batalha de Alcácer-Quibir. Ele foi sucedido pelo tio-avô, D. Henrique, que faleceu dois anos depois e sem deixar herdeiros diretos. A partir daí, iniciou-se uma disputa pela sucessão do trono de Portugal, da qual saiu vitorioso o monarca de Espanha, Filipe II. Ele se torna rei das duas monarquias ibéricas, sendo iniciada a dinastia filipina em Portugal.

    O período que vai 1580 a 1640, quando reis espanhóis acumularam as coroas dos dois Estados da península, ficou conhecido entre os historiadores como União Ibérica. A partir do Juramento de Tomar (1581), a Espanha concordou com a preservação das leis, costumes e da língua portuguesa em Portugal e em seus domínios além-mar.