SóProvas


ID
5165587
Banca
AGIRH
Órgão
Prefeitura de Lavrinhas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Revolução Pernambucana foi um movimento social (revolta) de caráter emancipacionista ocorrido em Pernambuco no ano de 1817. É considerado um dos mais importantes movimentos de caráter revolucionário do período colonial brasileiro. Em relação as causas da Revolução Pernambucana, analise as afirmações:


I - Insatisfação popular com a chegada e funcionamento da corte portuguesa no Brasil, desde o ano de 1808;

II - Existiram interesses econômicos dominantes e a principal causa dessa revolução tinha um objetivo principal que era se separar do Brasil politicamente;

III - Insatisfação com impostos e tributos criados no Brasil por D. João VI a partir da chegada da corte portuguesa ao Brasil;


São afirmações corretas apenas:

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar o motivo da II está errada, agradeço.

    Em 1817 uma nova rebelião, conhecida como Revolução Pernambucana, tomou conta da região. Influenciados pelos ideais de liberdade e independência, os rebeldes se opuseram ao aumento dos impostos decorrentes da transferência da Corte para o Brasil.

    A região havia passado por uma grave seca em 1816, o que trouxe prejuízos à classe produtora e fome para a população menos abastada. Somado a isso, uma crise econômica se instaurou diante da queda dos preços do açúcar e do algodão no mercado internacional, o que afetou os interesses econômicos das elites locais. Grupos ligados às camadas médias da região, como padres, militares, comerciantes e intelectuais, desejavam a obtenção de autonomia a partir da fundação de uma República independente. 

  • Gabarito:B

    Não tenho certeza, mas acredito que o erro da 2 está em "separar do Brasil politicamente;", haja vista que o objetivo deles era separar a influencia politica de Portugal sobre o Brasil e não se separar do brasil.

    Forte abraço.

  • O movimento era separatista... tanto é que conseguiram se separar por alguns dias...

  • Ano: 2017 Banca: COMPERVE Órgão: Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte O ano de 2017 tem sido marcado por vários eventos comemorativos do 2º centenário da chamada “Revolução Pernambucana”, movimento que ocorreu no Nordeste em 1817. A capitania do Rio Grande do Norte aderiu a esse levante, que   GAB.: A) pretendia a proclamação da independência de capitanias do Nordeste, as quais formariam uma república.