SóProvas


ID
516568
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre as diversas explicações para o desenvolvimento econômico brasileiro desde o final do século XIX, leia as afirmativas abaixo.

I – No último quartel do século XIX, o atraso no desenvolvimento brasileiro foi atribuído à presença de grande contingente de população negra e mestiça no País.

II – Na Era Vargas, o limitado desenvolvimento nacional foi explicado pela precariedade de sua indústria de base.

III - Na década de 1960, as teorias Neomalthusianas defendiam que o desenvolvimento econômico brasileiro dependia de um aumento significativo das taxas de natalidade.

IV – Segundo os neoliberais, a causa da estagnação do desenvolvimento econômico brasileiro, no final da década de 1980, era o “excesso” de Estado na economia do País.

Com relação às afirmativas acima, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A respeito do item II - No início da era varga (1930) o Estado estava focado em diversificar as atividades agrícolas uma vez que após a crise de 29 a economia à base de café foi comprometida. Apenas no Estado Novo, a partir de 1937, que o Estado passou a implementar mudanças referentes à política industrial. Sendo, portanto, correto o item II apesar de não especificar o período.

    Corrijam-me caso haja algum erro na minha análise.

  • I – No último quartel do século XIX, o atraso no desenvolvimento brasileiro foi atribuído à presença de grande contingente de população negra e mestiça no País.( A sociedade brasileira, no último quartel do século XIX, passou por incontáveis conflitos e tensões. A principal transformação neste período, que alterou profundamente relações sociais, políticas e jurídicas no Brasil, foi a Abolição da escravidão em 13 de maio de 1888. A partir da lei de 28 de setembro de 1871, a “lei do Ventre-livre”, a sociedade escravista entraria em declínio e esse processo se intensificaria na década de 1880.

    II – Na Era Vargas, o limitado desenvolvimento nacional foi explicado pela precariedade de sua indústria de base.(sim  estava focado em diversificar as atividades agrícolas e não as industrias de base.

    III - Na década de 1960, as teorias Neomalthusianas defendiam que o desenvolvimento econômico brasileiro dependia de um aumento significativo das taxas de natalidade.(não era aumento mas sim diminuição das taxas

    IV – Segundo os neoliberais, a causa da estagnação do desenvolvimento econômico brasileiro, no final da década de 1980, era o “excesso” de Estado na economia do País.(correto o neoliberalismo é contrário a existência de estado na economia) colocando o estado minimo