SóProvas


ID
5167204
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Um dos documentos que permite o gerenciamento de execução de uma obra em termos de avanço de etapas cronologicamente e dos desembolsos de recursos para a sua efetivação é denominado:

Alternativas
Comentários
  • cronograma físico-financeiro, como o próprio nome sugere, é um documento no qual devem constar todas as atividades que compõem as etapas de construção da obra, assim como prazo para execução com datas de início e fim, além de também descrever o orçamento disponível para cada uma das fases do projeto.

    Esse documento deve funcionar como uma ferramenta de acompanhamento da execução do projeto. Junto ao planejamento, deve ser elaborado o cronograma físico-financeiro e, ao longo da construção, os gestores devem acompanhar o andamento da obra, sempre seguindo o cronograma e reportando as divergências entre o projetado e o realizado.

    Fonte: https://www.stant.com.br/cronograma-fisico-financeiro/

    LETRA B

  • A norma brasileira NBR 16636-1, que dispõe sobre Elaboração e desenvolvimento de serviços técnicos especializados de projetos arquitetônicos e urbanísticos – Parte 1: Diretrizes e terminologia, define, a etapa de gerenciamento de obra ou de serviço técnico como “atividade desenvolvida e elaborada por profissional habilitado, que consiste no controle dos aspectos técnicos e econômicos do desenvolvimento de uma obra ou serviço técnico, envolvendo a administração dos contratos e incluindo um rigoroso controle do cronograma físico-financeiro estabelecido". Portanto, o cronograma físico-financeiro é uma ferramenta importante que deve ser utilizada para um bom planejamento e execução de um empreendimento, controlando seus orçamentos e prazos, de acordo com os avanços cronológicos de cada etapa da obra.

    Gabarito do Professor: Letra B. 

  • Cronograma Físico- financeiro:

    P razos necessários

    C ustos

    D atas dos eventos

    Gabarito: B

    @arquitetamanuprado

  • Alguns termos parecidos:

    Caderno de encargos: instrumento que estabelece os requisitos, condições e diretrizes técnicas e administrativas para a execução de obra ou serviço técnico;

    Caderno de especificações: instrumento que estabelece as condições de execução e o padrão de acabamento para cada tipo de serviço, indicando os materiais especificados e os locais de sua aplicação, obedecendo à legislação pertinente e podendo ser parte integrante do Caderno de Encargos;

    Fonte: Glossário - Guia RRT - CAU/BR

    Memorial descritivo de projeto: documento desenvolvido e elaborado por profissional habilitado, complementa os desenhos do projeto, e consiste na discriminação das atividades técnicas, das especificações e dos métodos construtivos a serem empregados na execução de determinada obra ou serviço técnico, em conformidade com o projeto.

    Memorial justificativo de projeto: documento que evidencia o atendimento às condições estabelecidas no programa de necessidadesApresenta o partido arquitetônico adotado e definido no estudo preliminar.

    Fonte: NBR 6492/21

    Cronograma físico-financeiro: o cronograma físico se refere ao desenvolvimento dos serviços na obra, enquanto que o financeiro prevê os gastos mensais. No âmbito da construção civil, existem basicamente dois métodos de programação física de obras: PERT/CPM (cronograma de rede) e Gantt (cronograma de barras). O conjunto da programação física com a organização econômica é conhecido como cronograma físico-financeiro.

    Fonte: Noções de Orçamento e Planejamento de Obras - González.