-
A grande diferença entre o trato dado aos nativos da América Inglesa e da América Português advém da própria natureza da colonização. Na América Inglesa a ocupação e colonização não foi feita por instituições governamentais ou por particulares com o apoio e respaldo de caráter político da metrópole inglesa. As colônias inglesas da América do Norte nasceram por iniciativa privada de perseguidos políticos, comunidades buscando fuga de perseguição religiosa e, é claro, aventureiros ou enviados de comerciantes. A participação da Igreja Anglicana como instituição não procede e, a Coroa só passará a atuar quando percebe a necessidade de manter o controle dos súditos que estão além mar. Além do que os comerciantes britânicos poderiam auferir lucros com produtos de áreas sub-tropicais.
Já na América Portuguesa percebe-se uma atuação não só da Coroa como da Igreja Católica a ela associada ( é preciso lembrar do Regalismo característico das monarquias ibéricas). Assim sendo, a doutrinação religiosa foi um mecanismo, bastante eficaz na verdade, de dominação de populações nativas, no Brasil e na América Espanhola. Isto posto, conclui-se que a resposta correta está na opção de letra A
-
Questão de interpretação :
Na América inglesa, não houve nenhum processo sistemático de catequese e de conversão dos índios ao cristianismo, apesar de algumas iniciativas nesse sentido.
Gabarito letra A.
-
Patética essa questão kkkk
-
Questão de 2008. Óbvio q seria facil
-
Precisou nem interpretar, era só ler a primeira linha do texto kkkkk queria um Enem como em 2008, nunca pedi nada
-
Complicado, pois no texto se diz "apesar de algumas iniciativas nesse sentido.". Então se teve iniciativas nesse sentido, não posso afirmar que não ocorreu e forma tão categórica. Questão realmente fácil, mas um pouco mal formulada.
-
Saudades do que a gente nunca viveu.
-
GABARITO - A
Na América inglesa, não houve nenhum processo sistemático de catequese e de conversão dos índios ao cristianismo...
Na América portuguesa, a catequese dos índios começou com o próprio processo de colonização...
CAVEIRA!
-
Por que o enem não é mais assim????