SóProvas


ID
516949
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O presidente Lula assinou, em 29 de setembro de 2008, decreto sobre o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
As novas regras afetam principalmente o uso dos acentos agudo e circunflexo, do trema e do hífen.
Longe de um consenso, muita polêmica tem-se levantado em Macau e nos oito países de língua portuguesa: Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Comparando as diferentes opiniões sobre a validade de se estabelecer o acordo para fins de unificação, o argumento que, em grande parte, foge a essa discussão é

Alternativas
Comentários
  • O enunciado informa a assinatura do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e as discussões a respeito das mudanças quanto ao uso dos sinais gráficos, principalmente nos países falantes da língua. A seguir, o enunciado pede que se verifique qual, entre as opções apresentadas, destoa de todas as opiniões. Ao analisar cada alternativa, percebemos que grande parte critica o novo acordo no âmbito do uso da língua. Apenas a letra Ccritica o novo acordo no contexto político e econômico, diferente das outras críticas. Ao voltarmos para o enunciado, vemos que ele pede justamente o argumento que foge ao tema da unificação da língua. Com o argumento da língua como marca econômica, a resposta, então, é a letra C.
    Esta é uma questão bem típica do Enem, pois solicita a resposta com base na negativa, ou seja, ele pede a resposta que não corresponde à questão. O aluno deve estar atento a este tipo de questão.
  • Dentre as opções de respostas oferecidas, a única que não trata do Acordo Ortográfico é a opção C. Esta apenas se refere a internacionalização da língua portuguesa. As demais alternativas tratam do assunto, seja apoiando-o ou rejeitando-o.

  • Letra C

    Basta identificar a exceção, ou seja, identificar a que nem está e nem rejeitando.

    Resumindo: Devemos achar a opinião neutra.

  • O enunciado informa a assinatura do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e as discussões a respeito das mudanças quanto ao uso dos sinais gráficos, principalmente nos países falantes da língua. A seguir, o enunciado pede que se verifique qual, entre as opções apresentadas, destoa de todas as opiniões. Ao analisar cada alternativa, percebemos que grande parte critica o novo acordo no âmbito do uso da língua. Apenas a letra Ccritica o novo acordo no contexto político e econômico, diferente das outras críticas. Ao voltarmos para o enunciado, vemos que ele pede justamente o argumento que foge ao tema da unificação da língua. Com o argumento da língua como marca econômica, a resposta, então, é a letra C.

    Esta é uma questão bem típica do Enem, pois solicita a resposta com base na negativa, ou seja, ele pede a resposta que não corresponde à questão. O aluno deve estar atento a este tipo de questão.