SóProvas


ID
516955
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística

"Todas as manhãs quando acordo, experimento um prazer supremos: o de ser Salvador Dalí"
NÉRET, G Salvador Dalí. Taschen. 1986.

Assim escreveu o pintor dos “relógios moles” e das “girafas em chamas” em 1931. Esse artista excêntrico deu apoio ao general Franco durante a Guerra Civil Espanhola e, por esse motivo, foi afastado do movimento surrealista por seu líder, André Breton. Dessa forma, Dalí criou seu próprio estilo, baseado na interpretação dos sonhos e nos estudos de Sigmund Freud, denominado “método de interpretação paranoico”. Esse método era constituído por textos visuais que demonstram imagens

Alternativas
Comentários
  • Para interpretar esta questão, o aluno deve ter conhecimento das vanguardas europeias e seus respectivos artistas, pois são cobrados frequentemente no Enem. O Surrealismo é conhecido por dois aspectos: o imaginário extraído do sonho e as experiências criadoras. Seus artistas consideravam o inconsciente, o subconsciente e a intuição como fontes inesgotáveis e superiores de conhecimento do homem, e se usavam o universo onírico, ou seja, baseado em sonhos, para transportar este mundo para o plano artístico. Entre os artistas, o que se destacou mais foi Salvador Dalí, que usou os estudos do psicanalista Sigmund Freud para interpretar os sonhos nas telas artísticas. O que destaca Dalí dos outros artistas é justamente este olhar voltado para a interpretação dos sonhos e transportado para as telas. O aluno deve perceber que o próprio enunciado orienta-o para a resposta correta, pois a chave para a interpretação está no trabalho artístico baseado na interpretação dos sonhos de Dalí. Desta forma, ao analisar as alternativas, a que melhor responde a questão é a letra B, pois Dalí usava a interpretação dos sonhos para retratar a própria realidade, ao mesmo tempo em que usava a realidade para retratar a sua visão única sobre o inconsciente. A letra A está incorreta porque o trabalho de Dalí não foi influenciado pelo governo espanhol. A letra C está incorreta porque considera apenas a realidade e desconsidera a parte onírica do trabalho de Dalí. A letra D está incorreta porque descreve uma técnica que contradiz com a usada por Dalí: nenhum de seus quadros apresenta cores discretas, sobriedade e elegância. E a letra E está incorreta porque seus quadros revelam uma relação entre o consciente e o inconsciente, e não entre o consciente e a liberdade. 
  • Salvador Dalí criava suas obras a partir da interação entre o sonho (o onírico) e a realidade. Assim, podemos dizer que há a fusão do consciente com o inconsciente, objeto de estudos de Sigmund Freud.

  • Onírico

    adjetivo

    que diz respeito a ou tem o caráter, a natureza de sonhos

  • Letra B

    Dali desenvolvia a projeção de sua arte através da interação entre a temática do sonho e a projeção da realidade.

    Deste modo, para ser mais exato, existia uma profunda relação entre sua arte e a união do consciente com o inconsciente.