SóProvas


ID
516979
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística

Após estudar na Europa, Anita Malfatti retornou ao Brasil com uma mostra que abalou a cultura nacional do início do século XX. Elogiada por seus mestres na Europa, Anita se considerava pronta para mostrar seu trabalho no Brasil, mas enfrentou as duras críticas de Monteiro Lobato. Com a intenção de criar uma arte que valorizasse a cultura brasileira, Anita Malfatti e outros artistas modernistas

Alternativas
Comentários
  • Para responder esta questão, o aluno deve conhecer o início do movimento modernista no Brasil no início do século XX, cuja manifestação artística influenciou na reflexão sobre a cultura brasileira. Anita Malfatti foi uma das artistas que, junto a outros pintores modernistas, procurou retratar uma arte genuinamente voltada para o país, para temas nacionais, como o povo brasileiro e a natureza. Para retratar esta realidade, os pintores, através do nacionalismo, usavam cores fortes e quebravam paradigmas estéticos europeus, com o intuito de criar a própria arte brasileira. A partir da análise das alternativas, percebemos que a letra que responde a questão é a letra A. A letra B está errada porque não há defesa quanto ao uso limitado da cor, ao contrário, as cores fortes são um dos destaques da arte modernista. Não houve defesa quanto à prática educativa na arte modernista, logo a letra C também está incorreta. A letra D está incorreta porque estes artistas não defenderam uma arte ligada à tradição acadêmica, ao contrário, defenderam a ruptura desta tradição para uma arte inovadora. E a letra E está incorreta porque não houve respeito quanto ao limite dos temas abordados.
  • Embora Anita Malfatti tivesse seu trabalho reconhecido na Europa, o mesmo não ocorreu ao apresentá-lo no Brasil. Os artistas modernistas, principalmente em sua primeira geração, buscaram criar uma arte em que valorizasse a cultura brasileira libertando-se de normas acadêmicas europeias, destacando as cores e os temas nacionais.

  • Letra A

    Anita Malfatti iniciou um movimento no Brasil, juntamente com outros artistas modernistas, que procurava buscar a verdadeira arte brasileira, longe de formas e regras acadêmicas europeias.

    Nesta busca, valorizaram-se as cores, a originalidade e os temas nacionais para que fosse firmada uma arte brasileira forte.

    O marco inicial deste movimento foi em uma semana de 1922, realizado em São Paulo, do qual participaram, além de Anita Malfatti, artistas como Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Heitor Vila-Lobos.