SóProvas


ID
5169811
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de Piratuba - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No feudalismo existiam várias formas de obrigações dos servos para com os senhores, sendo uma delas a banalidade assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Banalidades eram tributos da época feudal pagos pelo servo para a utilização de bens de propriedade do senhor feudal, pela utilização de equipamentos e instalações do senhorio (celeiros, fornos, moinhos, pontes, etc), pois o senhor feudal detinha todos estes equipamentos

  • O sistema feudal, existente na Europa Ocidental mais ou menos entre os séculos IX e XIII ou XIV estruturou-se como um modo de vida baseado em uma economia natural – exploração da terra - voltada para a subsistência e autossuficiência do feudo, a grande propriedade. O senhor Feudal era dono da propriedade e os servos e vilões, os trabalhadores. 
    Normalmente confunde-se servo com vassalo. Os servos eram os trabalhadores. Os vassalos eram os nobres guerreiros que recebiam doação de terra de um senhor – o suserano – em troca de aliança militar e fidelidade. Isso era de extrema importância na medida em que não mais existia o exército como uma instituição de Estado. Era através da suserania e vassalagem que se constituía o exército necessário à defesa e conquista de terras, a grande riqueza. 
    A forma pela qual os senhores se apropriavam do excedente da produção dos servos e, exploravam o trabalho, era a cobrança de “obrigações" que nada mais eram do que impostos. Em troca os senhores deveriam proteger os camponeses e suas famílias, em uma época em que as guerras eram uma constante. A questão proposta pode ser considerada clássica dentro do tema e demanda , acima de tudo, memorização.

    Os livros de História da escola básica fornecem dados suficientes para que seja possível conhecer o tema. Umas das alternativas descreve o imposto medieval conhecido como Banalidade. 
    A) CORRETA –. Esta é a descrição do imposto denominado banalidade ,pago pelos servos de gleba ao senhor feudal. 
    B) INCORRETA- Este imposto descrito na opção era chamado de capitação, palavra derivada de capita - cabeça. O servo pagava ao senhor por cabeça de sua família que usava a casa. Quanto maior a família mais caro era o imposto 
    C) INCORRETA. Talha é o nome do imposto descrito: entrega de parte da produção do manso servil 
    D) INCORRETA – Censo. Esse imposto era pago pelos vilões – aqueles que viviam nas vilas – pelo direito de uso de terras para sustento. 

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Os servos pagavam diversos tipos de impostos para os senhores feudal, dentre eles: A talha, a mão morta e a banalidade.

  • Manso servil: Eram as terras pertencentes ao feudo, de uso dos camponeses, mas não de sua propriedade. O manso senhorial eram as terras do feudo de uso do senhor e representavam um terço da área total, onde os servos tinham que trabalhar vários dias por semana, numa prática conhecida como corveia.

    Corveia: O servo era obrigado a trabalhar determinados dias da semana nas terras de seu senhor ou realizar outros reparos e construções.

    Talha: Quando o senhor feudal exigia parte da produção agrícola do servo. Essa parte, em geral, correspondia à metade.

    Banalidade: Imposto pelo uso dos fornos e moinhos que o senhor controlava.

    Capitação: Pagamento relativo ao número de servos que moravam nos feudos, e era cobrado individualmente, "por cabeça" (ou em latim per capita).

    Resposta: A

  • GAB: A

    Corveia: trabalho gratuito nas terras do senhor feudal.

    Banalidades: Taxa pelo uso das instalações do feudo como o forno e o moinho.

    Talha: o servo devia entregar metade da produção ao senhor feudal.