Vygotsky é um autor psicogenético, isto é, está preocupado com a gênese do psiquismo – origem e desenvolvimento dos processos e fenômenos psíquicos. O autor fala em planos genéticos que, em interação, constituiriam o psiquismo de cada indivíduo:
1- filogênese, que é a história de espécie (desde os hominídeos, anteriores aos homo-sapiens, até os dias de hoje).
2- Sociogênese, ou a história cultural, seria um segundo plano, no qual se busca compreender a imersão do sujeito num mundo cultural (Para a criança recém-nascida, o mundo é filtrado pelo grupo cultural no qual ela está imersa).
3- Ontogenético, que é o percurso do indivíduo em seu próprio ciclo de vida, do nascimento à morte, ou da infância à vida adulta, em termos de seu desenvolvimento. (Etapa do desenvolvimento em que se encontra, mas não só maturação, porque ela é lida – interpretada – pelo grupo cultural, ex: fenômeno da adolescência).
4- Microgenese, Este plano diz respeito ao fato de que todo e qualquer fenômeno psicológico tem a sua história: a história de como alguém aprende a ler e a esvrever, como aprende a amarrar sapatos, a andar de bicicleta, a ligar a televisão.