SóProvas


ID
517324
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - CPC 1973
Assuntos

Considerando as afirmações abaixo, assinale a assertiva CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa A estaria correta conforme o art. 730, CPC que estabelece o prazo de 10 dias para a fazenda Pública embargar, no entanto, a Lei 9494/97 traz o prazo de 30 dias, vejamos:

    Art. 1o-B.  O prazo a que se refere o caput dos arts. 730 do Código de Processo Civil, e 884 da Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, passa a ser de trinta dias (Incluído pela Medida provisória nº 2.180-35, de 2001)

    Desta forma, não há resposta certa para a questão.
  • ALTERNATIVA B : ERRADA. Não há necessidade de penhora, caução ou depósito para que possam ser oferecidos os embargos, a menos que o executado pretenda obter efeito suspensivo para eles, conforme art. 739-A, §1º, CPC

    ALTERNATIVA C: ERRADA. A regra do prazo em dobro não se aplica nos embargos do executado. Ver arts. 191 e Art. 738, §3º, CPC

    ALTERNATIVA D: ERRADA. A regra é que os embargos não tenham efeito suspensivo, no entanto, o juiz pode concedê-lo, desde que preenchidos os requisitos do art. 739-A, §1º do CPC.

    ALTERNATIVA E: ERRADA. Conforme o art. 739-A, § 6º - A concessão de efeito suspensivo não impediráa efetivação do atos da penhora e de avaliação dos bens.
  • Letra da lei: Art. 730 - Na execução por quantia certa contra a Fazenda Pública, citar-se-á a devedora para opor
    embargos em 30 (trinta) dias; se esta não os opuser, no prazo legal, observar-se-ão as seguintes
    regras.

    Acho que o doutrinador valeu dessa matéria abixo: Recebida a petição inicial, o juiz determinará o aperfeiçoamento da citação da Fazenda Pública para embargar no prazo de 10 dias, salvo na execução contra o INSS, pois o prazo será de 30 dias.

    Mas ainda sim deixa a Alternativa A errada.
  • Apesar das controvérsias a reposta mais provavel para a questão é a letra A.


    b) No processo de execução entre particulares, o executado, desde que seguro o juízo pela penhora, depósito ou caução, poderá opor-se à execução por meio de embargos
    Art. 736 CPC - O executado, independentemente de penhora, depósito ou caução, poderá opor-se a execução por meio de embargos.

     
    .
     .

  • Essa questão não foi anulada não?!
  • Eu fiz esse concurso e essa questao foi anulada. O gabrito preliminar apontou letra A como correta, mas o prazo para fazenda pública embargar é de 30 dias, e nao 10 dias. RECURSO PROVIDOE  QUESTÃO ANULADA.
  • Olá, pessoal!

    Essa questão foi anulada pela organizadora.


    Bons estudos!