-
Acredito que o erro da " C" seja dizer que haverá trabalho em equipe, mesmo sem empatia. No caso haveria trabalho em grupo. Espero ter ajudado. Abraço
-
Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos conhecer quais são as características que rodeiam as estruturas organizacionais formais e informais. A alternativa a ser marcada como correta é aquela que não traz uma característica da organização informal.
Para um dos grandes autores nacionais, Chiavenato (p. 137, 2014), " a organização informal tem sua origem na necessidade de conviver com outras pessoas. Em sua associação com outras na empresa, as pessoas criam relações sociais e se integram em grupos informais nos quais adquirem uma posição ou status." Sendo, portanto, natural a forma como essa organização ocorre, não é planejada pela organização, ela simplesmente acontecem. Tendo como características:
- Os colaboradores se relacionam não apenas com sua equipe, mas com os demais profissionais de outros setores da empresa.
- Nesta organização cada funcionário busca um status onde seja reconhecido e respeitado por seu grupo e torne-se pertencente a ele.
- O grupo define seus padrões de comportamentos e as atitudes consideradas positivas e negativas.
Até aqui vemos que as alternativas A, B e D mostram traços da administração informal.
"Tá, Reinaldo, mas ainda não entendi a letra C, ela tem cara de organização informal também".
Ao passo que a organização informal se dá mediante a vontade dos indivíduos em socializar ou não, a organização formal, conforme Chiavenato (p. 191, 2014) mostra, "compreende a estrutura organizacional, diretrizes, normas e regulamentos da organização, rotinas e procedimentos, enfim, todos os aspectos que exprimem como a organização pretende que sejam as relações entre órgãos, cargos e ocupantes, a fim de que seus objetivos sejam atingidos e seu equilíbrio interno seja mantido".
Ou seja, segundo o modelo formal, pouco importa se Joãozinho gosta de Mariazinha, eles precisam aprender a coexistir num mesmo ambiente e a trabalhar em equipe, só assim podem contribuir para que determinada atividade sejam bem realizada, de modo a contribuírem para o alcance dos objetivos organizacionais.
Dessa forma, podemos concluir que a alternativa "C" é a correta.
GABARITO: C
Fonte:
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014
-
Gabarito C.
"Mesmo quando não têm empatia pelos colegas, os colaboradores precisam aprender a coexistir num mesmo ambiente e a trabalhar em equipe"
Organização informal se dá pelas relações espontâneas, sem a obrigatoriedade de se relacionar após ou entre serviços. Se é espontâneo, eu não preciso estar me relacionando "só" pra cumprir tabela. Esse conceito de trabalho e obrigatoriedade nos leva a pensar de uma maneira mais formal, "estou aqui falando com você apenas por causa do projeto." Se vc reparar, todas as outras alternativas dão a ideia de querer fazer parte, de relações interpessoais naturais, já essa não.
-
A letra A tem mais ''a cara do gabarito'' !
-
Para responder
à questão, precisamos destacar que a organização informal é caracterizada pelo
conjunto de interações e relacionamentos que se estabelecem entre as pessoas.
Ela se
caracteriza também pelos usos e costumes, tradições, ideias, normas sociais,
atitudes, opiniões e sentimentos. Essa organização representa uma necessidade
momentânea é de rápida modificação.
Ademais, cabe
destacar que as organizações informais derivam de necessidades individuais da
pessoa. Assim, ela não se torna obrigatória ou forçada, mas espontânea.
Portanto, não podemos afirmar que uma imposição, como a necessidade de aprender
a coexistir, mesmo sem empatia, seja característica de uma organização
informal, mas sim, de uma organização formal.
Em face do exposto, podemos
afirmar que a alternativa correta é a letra C.
Gabarito do
Professor: Letra C.
-
C
A. Os colaboradores se relacionam não apenas com sua equipe, mas com os demais profissionais de outros setores da empresa.
Uma vez que as relações informais são espontâneas, podem ocorrem entre quaisquer profissionais da organização, não sendo limitadas aos que trabalham em mesmo setor.
Portanto, esse é um atributo da organização informal, mas a questão pede para assinalar a alternativa que não apresenta um atributo, logo, esse não é o gabarito da questão.
B. Nesta organização cada funcionário busca um status onde seja reconhecido e respeitado por seu grupo e torne-se pertencente a ele.
O relacionamento espontâneo das organizações informações é caracterizado pela busca em alcançar certo status naquele grupo (por isso a aceitação do grupo pode ter, em alguns casos, influência maior que as próprias punições da organização formal).
Portanto, esse é um atributo da organização informal, mas a questão pede para assinalar a alternativa que não apresenta um atributo, logo, esse não é o gabarito da questão.
C. Mesmo quando não têm empatia pelos colegas, os colaboradores precisam aprender a coexistir num mesmo ambiente e a trabalhar em equipe.
A espontaneidade é a principal característica das relações informais. Uma vez que o item estabelece que os colaboradores devem ter determinado padrão de comportamento que não é natural, está apresentando um atributo de relação formal.
Como a questão pede para assinalar a alternativa que não apresenta um atributo de organização informal, essa alternativa é o gabarito.
D. O grupo define seus padrões de comportamentos e as atitudes consideradas positivas e negativas.
A definição de comportamentos e atitudes pelo grupo é atributo das relações informais. Se a questão fizesse referência a padrões e atitudes definidas pela própria organização, aí trataria de uma relação formal, pois os comportamentos não seriam mais espontâneos, e sim previamente definidos.
Portanto, esse é um atributo da organização informal, mas a questão pede para assinalar a alternativa que não apresenta um atributo, logo, esse não é o gabarito da questão.
REFERÊNCIAS:
CHIAVENATO, I. Introdução a teoria da administração uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
CONDE, R.N.C; FARIAS FILHO, M.C. Relações Informais Influenciadas pela Estrutura Formal: uma análise de redes sociais de gestores. Revista de Ciências da Administração, v.18, n.46, p.68-80, 2016.