SóProvas


ID
5174110
Banca
ABCP
Órgão
Prefeitura de Bom Jesus dos Perdões - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A preservação da floresta amazônica tem estado entre as principais discussões atuais sobre as políticas de preservação ambiental. O vice-presidente Hamilton Mourão, que comanda o Conselho da Amazônia, defendeu como medida proposta recentemente pelo governo:

Alternativas
Comentários
  • GAB C

    AGOSTO/2020.Governo queria comprar o microssatélite de 146 milhões para fazer o monitoramento da devastação, vale ressaltar que o INPE - INSTITUTO DE PESQUISAS ESPACIAIS, já realizada esse trabalho, mas a alegação foi de que esse microssatélite funcionaria de forma complementar....

    DEZEMBRO/2020 - O Governo efetiva a compra desse satélite, com dispensa de licitação autorizado pela comandante da aeronáutica.

    O equipamento seria usado para “aprimorar a proteção ” e “complementar o sistema Deter do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) no período de maior cobertura de nuvens, já que o Deter utiliza imagens óticas”.

  • Só pra esclarecer, o INPE já faz esse trabalho do monitoramento há mais de 30 anos. Um trabalho muito bem feito e com profissionais de alto nível, uma empresa brasileira e que é respeitada no mundo todo. Comprar um satélite de 146 milhões pra fazer algo que já é feito é somente mais uma manobra do atual governo fingindo que quer trabalhar.

  • Atualmente, o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, faz o monitoramento via satélite do desmatamento da Amazônia por meio de alguns sistemas. O principal deles é o Deter, o sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real, criado em 2004.