A - ter se conurbado com a cidade do Rio de Janeiro, passando à condição de megalópole. CUIDADE -> esse concento de megalópole RJ-SP não é unanimidade entre os estudiosos, por sinal, a maioria comenta sobre a inexistência dessa megalópole, mas sobre seu potencial de logo tornar-se.
B - ser a única cidade brasileira integrada a uma rede mundial de cidades. FALSO -> São Paulo é a Grande Metrópole Nacional do Brasil e a única que desempenha função de cidade global, por ser sede de grandes empresas, universidades, centros de pesquisa, da bolsa de valores, ou seja, extremamente conectada a economia mundial. No entanto, não é a única integrada a uma rede de contato internacional. Diversas cidades (especialmente capitais) estão integradas, com destaque para o RJ, elas apenas não são tão destacas como SP.
C - ser uma metrópole econômica e ter a contiguidade moderna. CORRETA.
D - ter uma grande representação parlamentar e ser a Região Metropolitana com o maior número de municípios. Reparem como essa alternativa não deixa de ser verdade. Sim, SP tem um grande número de parlamentares no Congresso em função da grande população e tem o maior número de municípios em RM (36), no entanto isso não responde à questão.
E - ter uma população acima de 10 milhões de habitantes, em crescimento acelerado, e abrigar mais da metade dos estabelecimentos agroindustriais do país. FALSO -> os últimos censos (inclusive aqueles datados de antes da prova) mostram uma redução no crescimento das grandes cidades, sobre a qual reflete o aumento das cidades médias.
Força, guerreiros! Brasil!