O mosquito Aedes Aegypti é originário do Egito, na África e, vem se espalhando pelas regiões tropicais e subtropicais do planeta desde o século XVI, período das Grandes Navegações. Foi descrito cientificamente pela primeira vez em 1762, quando foi denominado Culex aegypti. Culex significa “mosquito" e aegypti, egípcio, portanto: mosquito egípcio. O gênero Aedes só foi descrito em 1818.
É um mosquito que vive perto do homem. Portanto, sua presença é mais comum em áreas urbanas e a infestação é mais intensa em regiões com alta densidade populacional - principalmente, em espaços urbanos com ocupação desordenada, onde as fêmeas têm mais oportunidades para alimentação e dispõem de mais criadouros – como poças d´água limpa - para desovar ...
Não há maior dificuldade de acesso a material sobre o tema. Há aquele disponibilizado, por exemplo, pelas secretarias de saúde dos municípios brasileiros. Existem também dados fornecidos em forma digital.
Atenção à questão proposta pois ela demanda raciocínio inverso. A resposta correta é a opção que indica uma ideia ERRADA. No caso, uma das opções indica uma doença que não é transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti.
A) INCORRETA- Ela é transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti e, é uma transmissão bastante rápida.
B) INCORRETA- A transmissão da dengue é exclusivamente através da picada do mosquito infectado. Ela não é transmitida de pessoa para pessoa.
C) CORRETA – A esquistossomose é transmitida por um parasita que é encontrado em água doce que foi contaminada por animais infectados e fezes ou urina de humanos contaminados. O parasita penetra na pele humana e atinge a corrente sanguínea, migrando para o fígado, intestino e outros órgãos.
D) INCORRETA – A zika é transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti. Pode haver também a trans sexual e, da mãe para o feto durante a gravidez.
Gabarito do Professor: Letra C.