A Classificação Decimal Universal (CDU) é um esquema internacional de classificação de documentos. desenvolvido pelos bibliógrafos belgas Paul Otlet e Henri la Fontaine no final do século XIX. Ela é baseada na classificação decimal de Dewey – onde todo o conhecimento é dividido em 10 classes principais e estas, infinitamente divididas numa hierarquia decimal - com a adição de sinais auxiliares para indicar vários aspectos especiais de um assunto ou relações entre assuntos.
Uma vantagem deste sistema é que ele é infinitamente expansível e quando novas subdivisões são introduzidas, elas não precisam alterar o ordenamento dos números.
Gab. C
Fonte: https://bibliotextos.files.wordpress.com/2011/09/classificacoes_decimais.pdf
A questão cobra do candidato conhecimentos gerais sobre a CDU e sua estrutura.
As alternativas apresentam características da CDU baseadas na sua estrutura, histórico e função. O conteúdo cobrado é facilmente encontrado nas seções de introdução da própria CDU ou de livros que abordem o tema.
Abaixo identificaremos os erros nas alternativas incorretas e indicaremos a opção certa para esta questão.
A) INCORRETA. A informação está correta, exceto no que tange as novas subdivisões que quando introduzidas não precisam alterar o ordenamento dos números.
B) INCORRETA. Os sinais de + (coordenação) e / (extensão consecutiva) são usados para a combinação de números com a intenção de representar um assunto que não tem número próprio. O sinal de colchetes, por sua vez, tem como função o subagrupamento dos números para facilitar a visualização e indicar corretamente as relações entre os números. Os colchetes servem então para auxiliar a organização da notação e não para combinação de assuntos.
C) CORRETA. A CDU é ao mesmo tempo uma adaptação e uma expansão da CDD e permite uma combinação infinita de números e sinais para classificação dos documentos.
D) INCORRETA. Paul Otlet e Henri La Fontaine eram naturais da Bélgica e não da Suécia.
Gabarito do Professor: Letra C .