-
1.1.1 Catalogação
Uma das preocupações da Biblioteconomia é como possibilitar que usuários tenham acesso à informação registrada em recursos informacionais (documentos) que fazem parte dos acervos das bibliotecas e de outras instituições de patrimônio cultural. Nesse sentido, surgiram na Biblioteconomia diversas atividades que visavam a garantir que esse acesso à informação ocorresse da melhor forma possível. Uma dessas atividades foi a de elaboração de catálogos, mais tarde denominada catalogação. É importante lembrar que as atividades de catalogação podem ser divididas (para fins didáticos) em:
a) Catalogação descritiva ou Representação descritiva, que compreende a descrição do recurso informacional e a atribuição dos pontos de acesso relacionados aos títulos e aos responsáveis pelo recurso, por exemplo, os títulos principal, da obra, da série e dos capítulos, os autores, os tradutores e os organizadores;
b) Catalogação de assunto ou Indexação, que compreende a análise do recurso informacional, a identificação dos conceitos nele abordados que possam ser de interesse dos usuários e a atribuição dos pontos de acesso de assunto representando esses conceitos.
Gab. B
Fonte: https://fabricioassumpcao.com/blog/wp-content/uploads/2020/04/1-1-catalogacao-catalogos.pdf
-
Resposta: B
I. A catalogação descritiva também é conhecida como indexação - Errado. A catalogação descritiva tem a ver com a descrição física de um item e não com sua descrição temática.
II. Compreende a atribuição dos pontos de acesso relacionados aos títulos e aos responsáveis pelo recurso. - Certo. A catalogação se divide em 3 etapas: descrição bibliográfica, atribuição de pontos de acesso (de responsabilidade ou de título) e dados de localização
III. Compreende a análise do recurso informacional. - A análise é uma etapa da indexação.
IV. Compreende a identificação dos conceitos nele abordados que possam ser de interesse dos usuários e a atribuição dos pontos de acesso de assunto representando esses conceitos. - Aqui também se aplicaria à descrição temática do item, que está relacionada a indexação.
-
A questão aborda em seu conteúdo conhecimentos gerais sobre catalogação e outros processos de tratamento da informação.
Abaixo analisaremos cada uma das assertivas apresentadas e identificaremos as incorreções e indicaremos aquelas que têm seu conteúdo de acordo com a literatura da área.
I – ERRADA. A catalogação descritiva é também conhecida como representação descritiva, não tendo relação com o processo de indexação que consiste na representação temática dos documentos.
II – CERTA. A catalogação, entre outras atividades, compreende na indicação de pontos de acesso aos documentos que permitem a recuperação da informação por parte do usuário (por exemplo, título, autor, edição, ano de publicação, etc) e a individualização do item no acervo.
III – ERRADA. Catalogação não envolve análise (que naturalmente é subjetiva) e sim descrição e extração objetiva de dados do documento.
IV – ERRADA. A identificação de conceitos e sua atribuição ao documento é objeto da indexação e não da catalogação.
Gabarito do Professor: Letra B .