Conforme Macedo (1992, p. 72-73):
Para fins bibliotecários as Diretrizes correspondem a um tipo de Declaração de Princípios que, por meio de postulados, representam o "deve ser" da Biblioteca, não no sentido de obrigatoriedade de observância, mas como recomendação.
Como o nome indica, seu objetivo principal é servir de diretiva aos bibliotecários e todos aqueles interessados em seu planejamento, organização, administração e avaliação.
Pode-se dizer que há dois passos para a elaboração das Diretrizes:
a) para determinar políticas gerais:
b) para elaborar propriamente dito as Diretrizes.
No primeiro caso, as Diretrizes Políticas constituem-se de enunciados gerais que vão desde o conceito, objetivos e aberturas democráticas da biblioteca pública até às competências profissionais e governamentais para seu planejamento e manutenção; cooperação e compartilhamento de serviços com outras agências à qualidade de acervo, pessoal e serviços que supram as necessidades dos usuários; identificação e educação dos usuários à ambiência física, promoção e adoção de novas tecnologias.
No segundo caso, quanto às Diretrizes em si para o planejamento e futuramente servir de parâmetro para a avaliação da biblioteca, são elas um conjunto de enunciados que explicam a natureza de cada componente da biblioteca pública, e dentro da numeração progressiva vão inserindo particularizações de cada item.
Gab. A
MACEDO, Neusa Dias de. Das Diretrizes para Bibliotecas à "Declaração de Princlpios da Biblioteca Pública Brasileira": comunicação. R. bras. Bibliotecon. e Doc., São Paulo, 25(3/4): p. 69-78, jul./dez. 1992. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2011/10/pdf_69d6d2ebf1_0019222.pdf
Esta questão aborda conhecimentos gerais sobre as bibliotecas como organizações e suas funções.
Ao ler as alternativas, o candidato poderá identificar que o tema tratado nesta questão está presente no texto “Das diretrizes para bibliotecas a declaração de princípios da biblioteca pública brasileira: comunicação" de Neusa Dias de Macedo publicado em 1992. O texto de MACEDO estabelece algumas diretrizes básicas para o planejamento e avaliação de bibliotecas públicas.
Abaixo identificaremos nas alternativas os erros e as correções das proposições apresentadas, identificando também a alternativa correta.
A) CORRETA. As diretrizes são apontadas como recomendações para orientar a prática bibliotecária em bibliotecas públicas.
B) INCORRETA. São utilizados um conjunto de enunciados e não apenas um.
C) INCORRETA. Estes objetivos são das diretrizes gerais e não das diretrizes políticas.
D) INCORRETA. As diretrizes são sobre bibliotecas públicas e não privadas como apontado no texto da alternativa.
Gabarito do Professor: Letra A .