SóProvas


ID
5176354
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ao respirar, ao esquentar uma água, ao abastecer o carro, quando se liga o microondas para esquentar um alimento, no calor, quando se come um sorvete, uma peça automotiva exposta ao tempo, e tantos outros exemplos são formados de reações químicas. Entendese por reação química, um processo no qual uma substância (ou substâncias) se transforma em uma ou mais substâncias novas.

Analise o exemplo a seguir, retirado de CHANG, Raymond. Química Geral. Rio de Janeiro: Grupo A, 2010.

Quando o alumínio metálico é exposto ao ar, forma-se em sua superfície, uma camada protetora de óxido de alumínio (Al2O3). Essa camada evita a posterior reação entre o alumínio e o oxigênio, e essa é a razão pela qual as latas de alumínio, para armazenar bebidas, não são corroídas. Logo temos a seguinte equação: Al + O2 → Al2O3.

Considerando o tipo de reação e o balanceamento da equação, pode-se dizer que:

Alternativas
Comentários
  • D

  • A questão fala sobre as reações químicas, que podem ser encontradas em tarefas do cotidiano e até em respirar, mostrando que uma reação química ocorre quando alguma substância se transforma em uma ou mais substâncias novas. Na reação citada no enunciado, temos o alumínio metálico que forma óxido de alumínio ao ser exposto ao oxigênio (ar), apresentando a equação: Al + O2 → Al2O3. Pede-se o tipo de reação e balanceamento dessa equação. As reações químicas sempre apresentam um primeiro grupo, composto pelos reagentes: substâncias que irão produzir outras substâncias ou materiais, e um segundo grupo, composto pelos produtos: substâncias que são originadas a partir da equação. Em toda equação química, os reagentes devem ser equivalentes aos produtos e quando o número de átomos não corresponder nos dois grupos, é necessário balancear a equação. Na equação citada, temos Al + O2 → Al2O3, com os reagentes apresentando quantidade de átomos diferentes dos produtos, o que indica uma equação não balanceada. No balanceamento, teremos Al + 3O2 → 2Al2O3 (oxigênio maior índice) e 4Al + 3O2 → 2Al2O3 (ajustando o alumínio no coeficiente). Logo, teremos a equação balanceada 4Al + 3O2 → 2Al2O3. Essa é uma reação de adição, onde dois reagentes se unem formando um único produto. Sobre os tipos de reações, elas podem ser irreversíveis, quando um dos reagentes é consumido por completo; ou podem ser reversíveis, quando os produtos podem retornar ao formato original do reagente. A questão informa que é formada uma camada protetora com o óxido de alumínio, produto da reação química, evitando uma reação entre o alumínio e oxigênio, o que indica uma irreversibilidade na reação. (Buarque, F.; Ambrosia, M. Ciências e cotidiano, 9º ano. Ed. Construir, PE. 2014; Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)
     

    Considerando o tipo de reação e o balanceamento da equação, pode-se dizer que:

    A) A reação é reversível e a equação balanceada. Essa é uma reação que o produto não retorna para reagente, considerada irreversível; a equação não mostra a mesma quantidade de átomos nos reagentes e produtos, indicando uma equação não balanceada. Incorreta.

    B) A reação é irreversível e a equação balanceada. Essa é considerada uma reação irreversível, pela transformação e criação da camada protetora; mas a equação não está balanceada, não há quantidade igual de átomos nos reagentes e produtos. Incorreta.

    C) A reação é reversível e a equação não balanceada. Essa é uma reação que o produto não retorna para reagente, considerada irreversível; e a equação mostra uma quantidade desigual de átomos nos reagentes e nos produtos, indicando uma reação não balanceada. Incorreta.

    D) A reação é irreversível e a equação não balanceada. Essa é considerada uma reação irreversível, pela transformação e criação da camada protetora; a equação não mostra a mesma quantidade de átomos nos reagentes e produtos, indicando uma equação não balanceada. CORRETA.




    Gabarito do Professor: D
  • "Biologia"