SóProvas


ID
517663
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os cercamentos do século XVIII podem ser considerados como sínteses das transformações que levaram à consolidação do capitalismo na Inglaterra. Em primeiro primeiro lugar, porque sua especialização exigiu uma articulação fundamental com o mercado. Como se concentravam na atividade de produção de lã, a realização da renda dependeu dos mercados, de novas tecnologias de beneficiamento do  produto e do emprego de novos tipos de ovelhas. Em segundo lugar, concentrou-se na inter-relação do campo com a cidade e, num primeiro momento, também se vinculou à liberação de mão de obra.

RODRIGUES, A. E. M. Revoluções burguesas. In: ƒREIS FILHO, D. A. et ai (Orgs.) O Século XX, v. I. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000 (adaptado).

Outra consequência dos cercamentos que teria contribuído para a Revolução Industrial na Inglaterra foi o

Alternativas
Comentários
  •   A partir do século XVI, verifica-se na Inglaterra um desenvolvimento agrícola que promove alteração das áreas cultivadas, por meio de novas técnicas de plantio ( máquinas, adubos artificiais) e de pecuária também, garantindo melhora qualitativa da população ( crescimento demográfico).

       No século XVIII, o movimento dos cercamentos (enclosures) se difunde, especialmente a partir de 1760. Trata-se de uma técnica de ocupação e cercamento das terras comunais e dos campos feita pelos grandes proprietários de terras. Essas áreas passaram a ser utilizadas para pastagem de ovelhas.

        Os cerramentos na Inglaterra irão provocar farta oferta de matéria prima (lã) e de mão de obra ( exôdo rural dos camponeses) para as manufaturas. Essa mão de obra abundante e barata irá formar a classe trabalhadora fabril, que contribuirá para o aumento do consumo interno.

    Gabarito: A



  • com a revolução industrial, a cidade sofreu um inchaço urbano,gerando assim um grande consumo interno...RespostaA

  • gente, muitos estão em duvida na letra c: está incorreta, pois a organização de movimentos trabalhistas não ganham destaque na primeira revolução!

    Tornando-se, mais expressivos nas outras duas revoluções!

    bjs 

     

  • Com os cercamento s muitas pessoas foram obrigadas a sair do campo para a cidade, a vida nas cidades era difícil e precisava de dinheiro para se viver lá, muitas pessoas vão servir de mão de obra para as fábricas que vinham surgindo, de forma geral eu entendi wue com os cercamentos as pessoas iam para cidade tinham que consumir mais e trabalhar para sobreviver

  • Comentxs

    A partir do século XVI, verifica-se na Inglaterra um desenvolvimento agrícola que promove alteração das áreas cultivadas, por meio de novas técnicas de plantio ( máquinas, adubos artificiais) e de pecuária também, garantindo melhora qualitativa da população ( crescimento demográfico).

      No século XVIII, o movimento dos cercamentos (enclosures) se difunde, especialmente a partir de 1760. Trata-se de uma técnica de ocupação e cercamento das terras comunais(áreas de uso coletivo) e dos campos feita pelos grandes proprietários de terras. Essas áreas passaram a ser utilizadas para pastagem de ovelhas.

      Os cerramentos na Inglaterra irão provocar farta oferta de matéria prima (lã) e de mão de obra ( exôdo rural dos camponeses) para as manufaturas. Essa mão de obra abundante e barata irá formar a classe trabalhadora fabril, que contribuirá para o aumento do consumo interno.

    Gabarito: A

  • Letra A

    Segundo Niall Ferguson, a Revolução Industrial nao teria começado na Grã-Bretanha e se espalhado para o restante do mundo sem o desenvolvimento simultâneo de uma sociedade de consumo dinâmica. A sustentabilidade da industrialização fez os trabalhadores se tornarem, ao longo do tempo, também consumidores. Diferentemente dos escravos e dos servos, que nao faziam compras de roupas, tendo apenas uma peça de vestimenta, os assalariados acabaram comprando um guarda-roupa!

  • "A Revolução Industrial transformou o mundo após seu desenvolvimento na Inglaterra, principalmente a partir do século XVIII. A expansão urbana e industrial do capitalismo, que teve por base a exploração do trabalho assalariado por proprietários e controladores dos meios de produção, alterou profundamente o cenário de diversos países e retirou boa parte da população do campo.

    No caso da Inglaterra, essa alteração iniciou-se ainda no século XVI, quando as Leis de Cercamentos (Enclosure Acts) foram sendo editadas por sucessivos monarcas ingleses, mas que ganharam maior fôlego a partir de meados do século XVIII. Essa alteração consistiu em uma crescente ação de privatização de terras que eram de uso comum dos camponeses, através do cercamento desses locais realizado por poderosos senhores locais. A paisagem rural inglesa que era caracterizada pelo openfield (o campo aberto, sem vedação) passou a ter sua exploração nos campos fechados."

    Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/cercamentos-revolucao-industrial-inglesa.htm

    Resposta: Cercamentos (expulsão dos camponeses dos "campos abertos") -> êxodo rural -> inchaço das cidades -> aumento do consumo interno (esses pequenos camponeses pararam de produzir para seu próprio consumo e precisavam comprar comida, roupa, etc nas cidades).

  • GABARITO - A

    Com o aumento do consumo interno, os ingleses viram necessidade de aumentar a produção, e para isso seria necessário meios tecnológicos, o que foi a característica principal da Rev. Industrial.