ATENÇÃO: A QUESTÃO PEDE A RESPOSTA INCORRETA!!!!!
Letra A - CORRETA
A pneumonia relacionada à assistência à saúde é geralmente de origem aspirativa, sendo a principal fonte, as secreções das vias áreas superiores, seguida pela inoculação exógena de material contaminado ou pelo refluxo do trato gastrintestinal. Estas aspirações são, mais comumente, microaspirações silenciosas, raramente há macroaspirações, que quando acontecem trazem um quadro de insuficiência respiratória grave e rapidamente progressiva. Raramente a pneumonia é ocasionada pela disseminação hematogênica a partir de um foco infeccioso à distância.
Letra B
Os pacientes internados e, especialmente, os pacientes em ventilação mecânica são um grupo de risco aumentado para pneumonia. Este risco maior deve-se essencialmente a três fatores:
1) diminuição das defesas do paciente;
2) risco elevado de ter as vias aéreas inoculadas com grande quantidade de material contaminado;
3) presença de micro-organismos mais agressivos e resistentes aos antimicrobianos no ambiente, superfícies próximas, materiais e colonizando o próprio paciente.
Letra C
A patogênese da pneumonia relacionada à assistência à saúde envolve a interação entre patógeno, hospedeiro e variáveis epidemiológicas que facilitam esta dinâmica.
Em pacientes em ventilação mecânica e umidificação com água aquecida pode haver acúmulo de água condensada no circuito do ventilador e esta água acumulada e contaminada pelo contato com o circuito do ventilador, pode, por meio da manipulação descuidada, penetrar na traqueia do paciente. Cabe também ressaltar que em pacientes idosos, com doenças neurológicas ou musculares há alteração do padrão normal de deglutição, o que predispõe a aspiração.
Os fatores de risco para aquisição da pneumonia relacionada à assistência à saúde podem ser agrupados em quatro categorias:
1. fatores que elevam a colonização da orofaringe e/ou estômago por micro-organismos (tais como, administração de antimicrobianos, admissão em UTI ou a presença de doença pulmonar crônica);
2. condições que favorecem a aspiração do trato respiratório ou refluxo do trato gastrintestinal (exemplos: intubação endotraqueal ou intubações subsequentes, utilização de sonda nasogástrica, posição supina, coma, cirurgias envolvendo a cabeça, pescoço, tórax e abdome superior, mobilização devido a trauma ou outra doença);
3. condições que requerem uso prolongado da ventilação mecânica, exposição a dispositivos ou mãos dos profissionais de saúde contaminadas;
4. fatores do hospedeiro, tais como, extremos da idade, desnutrição, doenças de base, imunossupressão.
Fonte:
https://www.saudedireta.com.br/docsupload/1385982605Modulo%204%20Medidas%20de%20Prevencao%20de%20IRA%20a%20Saude_parte_001.pdf