SóProvas


ID
517717
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A utilização de células-tronco do próprio indivíduo (autotransplante) tem apresentado sucesso como terapia medicinal para a regeneração de tecidos e órgãos cujas células perdidas não têm capacidade de reprodução, principalmente em substituição aos transplantes, que causam muitos problemas devidos à rejeição pelos receptores.

O autotransplante pode causar menos problemas de rejeição quando comparado aos transplantes tradicionais, realizados entre diferentes indivíduos. Isso porque as

Alternativas
Comentários
  • A rejeição a um transplante deve-se basicamente a um não reconhecimento, pelas células do receptor, de proteínas presentes na membrana das células do órgão/tecido doado. No caso do autotransplante, como as células doadas são do próprio paciente, possuem material genético igual ao das células do receptor. Dessa forma, suas proteínas de membrana também são iguais às do paciente, não sendo reconhecidas como antígenos. 

     Resp.: C


  • Letra C

    As células-tronco são unidades de vida que possuem capacidade de autorrenovação.

    Normalmente, o processo de autotransplante da medula óssea consiste em retirar células saudáveis do organismo do paciente antes do tratamento e depois injeta-las novamente quando os tratamentos terminarem, permitindo que o organismo produza mais células saudáveis.

  • Gabarito C

    A. células-tronco se mantêm indiferenciadas após sua introdução no organismo do receptor. → Elas se diferenciam após a introdução no organismo, pois são estimuladas a função específica

    B. células provenientes de transplantes entre diferentes indivíduos envelhecem e morrem rapidamente. → Coletadas e armazenadas de forma correta, para posterior uso em um receptor, não ocorre isso.

    C. células-tronco, por serem doadas pelo próprio indivíduo receptor, apresentam material genético semelhante. → Por ter células semelhantes, causam menos problemas de rejeição no transplante. 

    D. células transplantadas entre diferentes indivíduos se diferenciam em tecidos tumorais no receptor. → As células se diferenciam em outras que precisam ser substituídas através de estímulos em genes.

    E. células provenientes de transplantes convencionais não se reproduzem dentro do corpo do receptor. → Se reproduzem e se diferenciam normalmente no receptor.