SóProvas


ID
5177341
Banca
FAUEL
Órgão
SBMG - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Teoria Administrativa que trabalhou as Funções do Administrador e os Princípios Básicos da Administração foi a teoria:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento sobre as teorias administrativas e quer saber em qual delas foram propostas os seguintes temas:

    • Funções do Administrador (atualmente chamadas de funções administrativas)
    • Princípios Básicos da Administração (ou princípios gerais da Administração).

    A partir disso, analisaremos as alternativas:

    A- CORRETA. A Teoria Clássica teve como maior expoente Fayol, engenheiro francês, que enfatizou seus estudos na estrutura da organização. Olhou a organização de cima para baixo e do todo para as partes. Criou as 5 funções do administrador que compõem o processo administrativo quando consideradas em conjunto (Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar) e que foram rearranjadas, pela teoria Neoclássica, da seguinte forma: Planejamento, Organização, Direção e Controle. Além disso, a teoria clássica criou as 6 funções da empresa e os 14 princípios gerais da administração. Conceitos como centralização, unidade de comando, organização formal, sistema fechado são típicos das teorias dessa abordagem, assim como o conceito de homem econômico.

    B- INCORRETA. Teoria Comportamental: Nomes como Simon, McGregror, Likert e Barnand foram importantes na concepção dessa teoria que considerou a organização como um sistema social cooperativo e racional. Foi nessa época que surgiram alguns dos famosos estilos de liderança e teorias sobre a motivação e estudos da tomada de decisão. Além disso, nessa época foram estudados os conflitos organizacionais e a sua importância no ambiente. São características dessa teoria os estudos da liderança, motivação, conflitos e comunicação.

    C- INCORRETA. Escola da Administração Científica: Teoria de Taylor que colocou ênfase nas tarefas realizados pelos operários em busca da máxima eficiência nos resultados. Com isso, a organização era vista das partes (operações) para o todo e de baixo para cima. São palavras-chave dessa teoria: tarefas, organização racional do trabalho, estudo dos tempos e movimentos, atomismo, padronização, “melhor maneira”, conceito de homem econômico.

    D- INCORRETA. De acordo com Chiavenato (2014), "a Cibernética é uma Teoria de Sistemas cujos fundamentos são a comunicação (tanto a circulação de informações entre o sistema e o ambiente, como internamente dentro do sistema) e o controle (ou a regulação do funcionamento do sistema em decorrência do ambiente)"

    E- INCORRETA. Teoria de Sistemas: Surgida no pós-guerra, com conceitos criados por cientistas, entre eles o biólogo Bertalanffy, a abordagem sistêmica trouxe uma ideia de que as organizações são sistemas vivo, orgânicos, flexíveis e que tudo está relacionado, tudo é interdependente. Palavras-chave: globalismo, holismo, sinergia, interdependência, entropia, homeostase, inputs (entradas), black box e outputs (saídas).

    FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ª ed. Manole. 2014.

    GABARITO: LETRA A

  • A Teoria Administrativa que trabalhou as Funções do Administrador e os Princípios Básicos da Administração foi a teoria:

    Clássica.

  • LETRA A

    Teoria Clássica. Henry Fayol, ambos os assuntos são tratados no livro Administração Industrial e Geral.