Evanildo Bechara relata vários significados, vamos a eles:
1.SIGNIFICADO LEXICAL: um sentido já existente, anterior à palavra, é um referente no mundo, algo que já existe fora da linguagem. “Corresponde ao quê da apreensão do mundo extralinguístico”. Exemplo: É o significado comum a cada uma das séries de palavras: amor – amante – amar – amavelmente.
2.SIGNIFICADO CATEGORIAL: é o modo de ser das palavras dentro do texto, não têm classes léxicas fixas. “Correspondem ao como da apreensão do mundo extralinguístico”. Exemplo: amor (quando usado como substantivo); amar (quando usado como verbo)
Obs.: De acordo com Bechara, o substantivo, o adjetivo, o verbo e o advérbio são as 4 únicas reais “categorias gramaticais” da língua, “categorias verbais”, porque são as únicas dotadas do significado categorial.
3.SIGNIFICADO INSTRUMENTAL: os significados dos morfemas, os elementos que compõem o universo da gramática. É o modo de expressão material. Exemplo: artigos e preposições ou elementos de palavras, como o "s" de canetas. São os prefixos, sufixos, desinências, acentos, etc.
4.SIGNIFICADO ESTRUTURAL OU SINTÁTICO: é o resultado das combinações de unidades lexemáticas ou categoremáticas com morfemas, dentro da oração. São significados estruturais singular, presente, passado, futuro, entre outros, que se constroem nas relações dentro da oração. Exemplo: o “s” de cadernos é o resultado estrutural da combinação.
5.SIGNIFICADO ÔNTICO: só na oração, é o valor existencial designado na oração. Ou seja, se é afirmativo, imperativo ou negativo.
GABARITO A